252 996 877  934 832 287 | 932 090 800  [email protected] 

               

 Trata-se de uma oferta de Educação e Formação que visa o aumento dos níveis de escolaridade e de qualificação profissional de adultos, melhorando as suas condições de empregabilidade.

Estes cursos desenvolvem-se segundo percursos de dupla certificação (Certificação Escolar e Certificação Profissional) ou apenas de habilitação escolar.

Os adultos já detentores do 3.º ciclo do ensino básico ou do nível secundário de educação que pretendam obter uma dupla certificação podem desenvolver apenas a componente de formação tecnológica do curso EFA correspondente.

Os Cursos EFA são destinados aos indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos, que pretendam completar o 4.º, 6.º, 9.º ou 12.º ano de escolaridade e desejem obter uma qualificação profissional de nível 1, 2, 3 ou 4. Podem desenvolver também uma componente de formação tecnológica. 

 

Qual a estrutura curricular dos cursos EFA?

 

Os cursos EFA de nível básico (4.º, 6.º, 9.º ano escolaridade) estão estruturados nas seguintes áreas de competências-chave: Matemática para a Vida (MV), Linguagem e Comunicação (LC), Linguagem e Comunicação (Língua Estrangeira - LCE), Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Cidadania e Empregabilidade (CE), Módulo Aprender com Autonomia (AA).

Os cursos EFA de nível secundário (12.º ano de escolaridade) estão estruturados nas seguintes áreas de competências-chave: Cidadania e Profissionalidade (CP), Cultura, Língua e Comunicação (CLC), Cultura, Língua e Comunicação – Língua Estrangeira (CLC-LE) Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC). A par destas áreas de competências-chave existe, ainda, a área de Portefólio Reflexivo de Aprendizagens (PRA). 

 

 Centro Qualifica – Polo AEPBS

 

O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, denominado de Processo de RVCC, destina-se a adultos com mais de 23 anos (ou maiores de 18 anos e menores de 23 anos com 3 anos de experiência profissional) e reconhece e valida saberes, conhecimentos, competências e aprendizagens adquiridas pelos adultos ao longo da sua vida para a melhoria dos seus níveis de qualificação, empregabilidade e reconhecimento social, atribuindo ao adulto uma certificação equivalente ao 4º, 6º, 9º e 12º ano de escolaridade. O polo do AEPBS do Centro Qualifica de Famalicão tem abertas inscrições, para adultos que pretendam encetar este processo (RVCC) ao longo de todo o ano, que atribui certificação e qualificação equivalente aos 4.º, 6.º, 9.º e 12.º ano de escolaridade, sendo possível, em função do seu perfil e experiência, realizar um processo de RVCC Escolar, Profissional ou de Dupla Certificação (Escolar e Profissional).

Mais informações em: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou 910 108 689