252 996 877  934 832 287 | 932 090 800  [email protected] 

               

A Escola Básica de Joane (EBJ), também conhecida como Centro Escolar de Joane inaugurou-se a 28 de março de 2012, dia de aniversário de Bernardino Machado, figura de destaque na história da vila e do concelho, defensor da educação. Com a abertura da EBJ foram desativadas cinco escolas: Mato da Senra, Giestais, Cima de Pele, Avenida e Jardim-de-infância de Montelhão.

Atualmente funciona com as valências de jardim-de-infância, primeiro ciclo e sala de apoio à aprendizagem para alunos com perturbações do espetro do autismo.

O edifício escolar, formado por três blocos, conta com vinte e duas salas de aula, uma das quais totalmente equipada com computadores, uma sala multifunções, biblioteca e cantina. No espaço exterior possui uma parte coberta e protegida do vento, um parque infantil e diversos espaços ajardinados.

Localiza-se junto ao Complexo Desportivo da Vila de Joane e à Escola Básica Bernardino Machado. A Vila de Joane encontra-se a 11 Km de Vila Nova de Famalicão (sede de concelho) e é um importante ponto de passagem de tráfego rodoviário. Tem uma população de cerca de 8000 habitantes e ocupa uma área de 725 ha. A indústria e o sector de serviços são as atividades económicas mais desenvolvidas nesta vila. A população joanense conta com uma feira semanal, localizada no denominado Campo da Feira e que se realiza todos os sábados. A vila dispõe de um parque de lazer, Parque da Ribeira, situado no centro de Joane, com cerca de 6000m2.

A Vila de Joane orgulha-se da sua representatividade ao nível das manifestações culturais, nomeadamente, dos grupos folclóricos: Grupo Infantil Danças e Cantares, Grupo de Danças e Cantares e Grupo Etnográfico Rusga de Joane. Joane conta também, com um património arquitetónico constituído pela Igreja e por algumas capelas: a Igreja Nova (iniciada em 1955), as capelas de Senhora da Carreira (séc. XIV), de S.Bento (citada nas atas de visitação de 1655) e a de o Senhor dos Santos Passos (referenciada nas atas de visitação de 1672, antiga capela de Santo André). Acresce o cruzeiro ou pelourinho do séc. XVII, sito no Largo 3 de Julho, os inúmeros marcos limite de paróquia e concelho, o acervo patrimonial de Vila Boa, Casa de Romão, Casa do Barão de Joane, Casa da Cividade e a casa do Passal, atual residência paroquial. O movimento associativo, para além do folclore, estende-se ao desporto, cultura, recreio e serviços sociais. Destacam-se: Grupo Desportivo de Joane; Associação Teatro Construção; Centro Social da Paróquia de ACIP – Casa da Vila; Joane; Sociedade Columbófila de Joane; Joane BTT; Juventude Joanense; Agrupamento de Escuteiros; Fraternidade Nuno Alvares; Associação de Reformados de Joane; Didascália – Teatro: Escola Atletismo Rosa Oliveira; Associação Moradores AMITORRE. Quanto a equipamentos e serviços, Joane dispõe de 6 agências bancárias C.G.D., Millenium BCP, BPI, Santander, Montepio Geral. O serviço público conta Biblioteca Municipal, Centro Cultural de Joane, Centro de Saúde de Joane, CTT Posto do Correio, Farmácia, G.N.R., Junta de Freguesia de Joane, Piscinas Municipais, Táxis, Jornal Repórter Local e Loja Social Interfreguesias.

No que respeita a Estabelecimentos de Ensino, além da oferta pública anteriormente referenciada, a vila de Joane está dotada de pré-escolar do ATC e pré-escolar Centro Social e Paroquial.