252 996 877  934 832 287 | 932 090 800  [email protected] 

                Pré-inscrições

A EB de Agra Maior sofreu obras de requalificação em 2010 e integra, neste momento, apenas alunos de 1.º Ciclo. O edifício é composto por quatro salas de aula, uma sala multiusos, biblioteca, cantina e espaço exterior com campo de jogos e parque infantil.
As escolas de Vermoim integram a rede de escolas do Concelho de Vila Nova de Famalicão. Situam-se a 7 km da cidade sede concelhia. Vermoim é um meio predominantemente fabril (têxtil) e rural. Em termos económicos, Vermoim pertence a um grande núcleo industrial de onde fazem parte também Pousada de Saramagos, Joane e Mogege.
A maioria da população, que é numerosa, trabalha nas fábricas e os seus filhos ficam a maior parte do tempo entregues aos serviços de ATL. Vermoim é uma das freguesias com mais história do concelho de Vila Nova de Famalicão. No monte onde se iniciou o povoado, terá existido um castro importante, integrado numa civitas anterior à época Romana. O povoamento de Vermoim está demonstrado pela existência de um castelo medieval com origem num castro erguido no monte sobranceiro à freguesia, embora fora da sua área atual. A povoação existente junto do Castelo de Vermoim, que era o centro administrativo do Julgado de Vermoim, foi destruída pelos Muçulmanos e pelos Normandos. Aparece documentada desde o século XI, dando o nome ao Julgado de Medieval que se estendia entre os rios Este e o Ave, correspondendo grosso modo ao atual concelho de Vila Nova de Famalicão e algumas freguesias dos concelhos de Stº. Tirso e Guimarães. Gradualmente, Vermoim perdeu o seu lugar de centro administrativo e religioso em prol de Vila Nova de Famalicão.
O património de Vermoim é composto pela igreja matriz foi construída no ano de 1769 e restaurada em 1999, pelo Salão Paroquial inaugurado em 1995, pela Capela do século XIX e Largo Senhora do Amparo, pelo Palácio da Igreja Velha que é uma construção do século XIX (1881) e cujas origens remontam ao século XI, época em que terá existido neste local a antiga Igreja de Vermoim.