eTwinning 2019/2020

Durante o ano letivo de 2019/2020, apesar de todas as contingências vividas, desenvolveram-se três projetos eTwinning.

MathGames

 

Este projeto envolveu o trabalho colaborativo de oito alunos do 6ºF e sete professores de Portugal, Croácia e da Turquia. No AEPBS esteve a cargo da professora Cláudia Campos. As tarefas planeadas incluíram a realização de várias atividades baseadas em ferramentas digitais, mas destacou-se a participação num jogo e num Webinar com os parceiros. O produto final constituiu um eBook, em que os alunos construíram os seus próprios jogos Matemáticos, com vídeos tutoriais, sob o lema: “Falamos línguas diferentes, mas matemática é a nossa linguagem”.

 https://youtu.be/3rU_5_i9mtc

https://youtu.be/giP-MkNM23M

https://twinspace.etwinning.net/109711/pages/page/963558

 

Be a breath

 

Be a breath juntou oito alunos do 10ºH e um aluno do 10ºE e foi desenvolvido pela professora Elsa Fernandes. Este projeto envolveu um total de nove escolas, da Turquia, Itália e Grécia, para além do AEPBS. Este projeto desenvolveu atividades que foram ao encontro da temática do ano: Alterações climáticas. Com o contributo de todos os alunos de todas as escolas, foi possível desenvolver inúmeras atividades, colaborativamente, que resultaram em numerosos produtos finais. Acima de tudo, permitiu uma reflexão sobre a importância da proteção ambiental.

 https://twinspace.etwinning.net/105446/pages/page/995547

 

Live slower, live better!

Os alunos do 10ºF e G, desenvolveram, juntamente com parceiros de uma escola turca, o projeto “Live slower, live better!”, o qual promoveu o conhecimento do movimento internacional Slow Cities, permitindo perceber como em espaço urbano se pode estimular práticas de sustentabilidade e preservação do património cultural e natural, protegendo a identidade local, num processo de melhoria da qualidade de vida, sem pôr de lado o desenvolvimento económico e industrial. O projeto foi desenvolvido pela professora Elsa Fernandes.

https://twinspace.etwinning.net/files/collabspace/1/71/171/107171/files/b16958678.pdf

 

Selos de qualidade  

Elsa Fernades

Nacional 

 

 

Europeu

 

 

 

 

 

 

Cláudia Campos

Europeu

 

Nacional

 

Estes projetos foram galardoados com o Selo Nacional de Qualidade e o Selo Europeu de Qualidade, por terem cumprido os objetivos definidos, específicos para cada área, mas igualmente transversais, como as competências sociais, interculturais, de comunicação (em Inglês), de informação e de pesquisa, contribuindo para a formação integral dos alunos definido no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Estes projetos são também um desafio para os professores que os orientam, na medida em que a planificação das atividades resulta de trabalho colaborativo baseado em várias discussões entre professores e alunos, e, inúmeras vezes, é necessário ser criativo e encontrar soluções para problemas inesperados. É sobretudo uma forma de desenvolver uma abordagem diferente aos conteúdos planificados, adotando-se, frequentemente, uma abordagem multidisciplinar com desenvolvimento de competências digitais. Os projetos contribuíram igualmente para o incremento de atitudes de diálogo e respeito pelos outros, alicerçados em modos de estar em sociedade que têm como referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social.

 

 

 

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.