11ºF E 11ºG DO AEPBS UNIDOS NA ELABORAÇÃO DE VESTIDOS DE SOLIDARIEDADE

 

 

   

No ano letivo anterior, o projeto de Cidadania e Desenvolvimento, planificado pelas turmas F e G associou-se a uma Organização Não Governamental (ONG), Dress a Girl Around the World. Pretendia-se dinamizar o tema do Voluntariado, ajudando comunidades africanas, em particular as meninas, com carências extremas, “levando-lhes assim um pouco mais de dignidade, proteção e esperança.”. O projeto acabou por não se concluir, devido à suspensão das atividades letivas.

O Dress a Girl Around the World – Portugal é um projeto 100% voluntário. Desde a matéria-prima da qual depende a confeção do vestido até à entrega do mesmo, todo o processo depende de apoio voluntário e solidário.

Divulgamos, neste Dia Internacional dos Direitos Humanos, alguns dos vestidos confecionados pelos alunos das turmas F e G, agora no 11.º ano, mas também pelas mães, tias e avós, num projeto que aproximou várias gerações.

Articulamos o nosso tema do Voluntariado com esta data porque este projeto garante alguma parte do que se afirma no artigo 25 da Carta Universal dos Direitos Humanos:

Todo o ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e à sua família saúde, bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis e direito à segurança em caso de desemprego, doença invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle. 

Esta ação é também um pequeno contributo para o Objetivo 1 da Agenda 2030, definida pelas Nações Unidas, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: erradicar a pobreza.

O AEPBS e os seus alunos fizeram assim a sua parte e enriqueceram a alma e aqueceram corações num encontro de cidadania e de gerações.

 

 

 

 
  
 
 

 


Email