Atividades SPO | Hora de ser

Este ano letivo, o Serviço de Psicologia e Orientação está a implementar, com os alunos do 3.º ano de escolaridade o programa Hora de SER® (Sensibilizar e Educar para os Relacionamento). Uma hora semanal em que os alunos são convidados a fazer algumas atividades e a refletir sobre temas que incluem os valores da cooperação, a diversidade e individualidade, a igualdade, a empatia, o respeito, a tolerância a e inclusão.

A implementação do Programa Hora de SER® tem por base o Manual Hora de SER, uma ferramenta estruturada de trabalho desenvolvida pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). É também a APAV que faz a certificação de profissionais para garantir a integridade na aplicação do Programa. Neste momento, o nosso Agrupamento tem duas psicólogas certificadas.

Com este programa, vamos aumentar a consciência de que cada criança é “única e especial”.

A experiência tem sido muito positiva com as duas turmas que já iniciaram, uma na Escola Básica de Estalagem com o grupo que se autodenominou “SER Feliz” na Escola Básica de Pousada de Saramagos, com o grupo “SER UniEspecial”. As demais turmas irão iniciar em janeiro de 2022.

Saber Emocionar

Hora de ser

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.