Robótica e modelação 3D

No âmbito das atividades previstas pelo CTEAM-lab, em colaboração com a câmara municipal de Vila Nova de Famalicão no âmbito do projeto EMPREENDE MAKERS / FABLAB Famalicão, realizou-se, no dia 06 de maio, na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, para turmas do 1º ano do ensino profissional, participaram as turmas dos cursos de Técnico Auxiliar de Saúde, Técnico de manutenção industrial e mecatrónica, Técnico de Multimédia, Técnico de Eletrónica e programação e Técnico de gestão e programação de Sistemas Informáticos.
Os alunos escolheram as imagens a vetorizar, após o tratamento da imagem efetuaram a estampagem em saquinhos para telemóveis, por exemplo. Outros alunos puseram a funcionar uma pequena bomba de água recorrendo à programação em Arduíno com uso de sensores de humidade e a bomba de água.
A atividade foi motivadora para a introdução à programação e aprendizagem em tecnologias de modelação 3D e 2D com recurso a metodologias STEM e aprender fazendo.
Agradece-se a amabilidade e paciência do Engenheiro Carlos Sousa e à Câmara Municipal pela iniciativa.

robotica2
robotica3
robotica4

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.