Reutilização de plásticos

No âmbito das atividades previstas pelo CTEAM-lab e do projeto-turma das turmas do 8ºA e C, em colaboração com a câmara municipal de Vila Nova de Famalicão no âmbito do projeto EMPREENDE MAKERS / FABLAB Famalicão, realizou-se, na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, no dia 3 de maio, a primeira das atividades/workshop desta iniciativa para as turmas do 8º ano de escolaridade, uma atividade sobre reutilização de plásticos.
Os alunos escolheram o plástico a triturar, neste caso e adaptado à máquina extrusora só podia ser polímero tipo 2, o PEAD ou Polietileno de Alta Densidade, este é o polímero de que são feitas a maioria das tampinhas de garrafas por exemplo. Após a escolha trituraram o material, aqui recorreram à força muscular pois tiveram de pedalar para triturar. Plástico triturado era hora de ser colocado na extrusora e transformar-se num outro utensilio. Assim os piões fizeram a delícia de alguns, outros preferiram fazer vasos para oferecer.
A atividade foi motivadora para a importância de reciclar e dar nova utilidade e transformar o que por vezes vai direto para o lixo.
Agradece-se a amabilidade e paciência do Engenheiro Carlos Sousa e à Câmara Municipal pela iniciativa.

reutilizacao plastico1 reutilizacao plastico2

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.