Projetos e Twinning do AEPBS

 

 

  No início deste ano letivo, temos 4 projetos eTwinning. Todos eles têm objetivos transversais, como o desenvolvimento de competências comunicativas, em particular em Inglês, competências sociais (pela promoção de trabalho colaborativo, muitas vezes através de equipas transnacionais), competências digitais e de informação, e a promoção do pensamento crítico e criativo.

Quanto aos projetos, estamos a desenvolver:

Our city, a better city!

 
         
    

Este projeto, a ser desenvolvido pelas turmas 11F e 11G, tem como objetivos continuar a desenvolver um conhecimento completo e abrangente sobre Slow Cities, recolher dados relevantes sobre Joane, à luz dos parâmetros do movimento Slow Cities, identificar os parâmetros de desenvolvimento sustentável de Joane, apresentar sugestões sobre qualidade de vida e sustentabilidade em áreas urbanas, em particular a nossa vila, e promover o sentido de cidadania e o compromisso cívico. A abordagem continua a ser a de projeto, mas pretende-se realizar um estudo de caso, no sentido de analisar a qualidade de vida na nossa região e perceber o que já foi implementado a este nível. Se forem detetadas áreas que podem ainda ser melhoradas, elas serão identificadas e está planificado um contacto formal com as autoridades locais, no sentido de poder dar sugestões de melhoria, promovendo assim o sentido de cidadania dos nossos alunos.

   
         
    

Este projeto inclui uma escola da Turquia, duas de Itália e uma escola da Polónia, para além do AEPBS. Já foram eleitos os logótipos para o projeto, sendo os dois da responsabilidade dos nossos alunos. 

   
        
         
         
  1ª reunião online de professores do projeto Apresentação do projeto em aula    
         
 

Estes projetos desenvolvem-se de forma “geminada”, uma vez que se complementam e são desenvolvidos pelos mesmos alunos, do 12ºG. Tem como objetivos: realizar aprendizagens relativas à disciplina de Inglês, desenvolver competências de comunicação, nomeadamente em Inglês, desenvolver o pensamento crítico e criativo, criar um blog e/ou um website e/ou uma revista e partilhar informações culturais. Muitas tarefas foram já elaboradas, integradas na aula de Inglês, sempre que possível. Algumas também pressupõem o trabalho direto e colaborativo com equipas internacionais, como está a acontecer neste momento com a elaboração de dois contos, processo um pouco mais demorado, pois implica trabalho em cadeia ou resultado de negociação de ideias.

Neste projeto, foram já realizadas duas reuniões online com alunos, o que não é fácil de organizar, atendendo aos diferentes fusos horários. As escolas participantes, para além do AEPBS, são da Turquia, Croácia, Itália, Roménia e Bulgária.

   
         
     
    

Stop the violence

Num mini projeto, desafio lançado pela professora Antonella Vona, de uma escola parceira italiana, este projeto tem como objetivo de comemorar o Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher, celebrado a 25 de novembro. O projeto inclui, para além da escola italiana fundadora, uma escola das Canárias, outra da Turquia, e o AEPBS. Estando associado a apenas duas alunas do 12ºg, numa fase inicial, o projeto pressupunha a recolha de alguns dados de cada país em colaboração e lançou questões para promover a reflexão sobre esta temática. Estes dados foram relevantes para a elaboração de um vídeo. No AEPBS foram elaborados pequenos vídeos que, não apresentando soluções, nos fazem pensar sobre a violência contra a mulher, ainda hoje, apesar das várias denúncias. O projeto termina com um encontro online, entre todos os participantes, para um debate sobre esta temática. Este encontro foi marcado durante a aula de Inglês e permite aos alunos intervir e comunicar com os seus colegas de outras escolas, trocando impressões, numa oportunidade de interação internacional, autêntica e muito profícua.

   
     
         
         

 

 

 


Email