Projeto “SOAP_4all” no âmbito da Cidadania e desenvolvimento

No âmbito da cidadania e desenvolvimento, os alunos do 10ºC participaram no concurso “150 anos, Alfredo da Silva, O futuro como tradição” da fundação Amélia de Mello.

Alfredo da Silva foi considerado o maior empresário do séc. XX. O seu espírito visionário e empreendedor teve um papel decisivo no desenvolvimento económico e social de um país que era maioritariamente rural e que tardava em apostar na industrialização. Com a criação do Grupo CUF, contribuiu para o desenvolvimento das indústrias química e têxtil, para a modernização e incremento dos transportes urbanos e marítimos e da reparação naval, para o crescimento da atividade bancária e para a melhoria da prestação de serviços na área da saúde.

Hoje conhecido como Hospital CUF Infante Santo, foi criado com o propósito de servir os 80 mil colaboradores e familiares do Grupo CUF, Alfredo da Silva deixou um legado empresarial, no entanto os seus familiares que usufruíram dos seus ensinamentos formam a fundação José de Mello (Genro de Alfredo da Silva) dedicada a projetos de solidariedade social e humanitário, bem como à investigação na área das ciências médicas.

Elaboraram uma faixa cronológica sobre a vida e obra de Alfredo da Silva, bem como fizeram a ponte entre o legado do empresário e a atualidade na vertente solidária e de voluntariado, assim como sintetizaram sabão como componente científica e experimental associando as características químicas do sabão à prevenção e cuidados a ter perante o vírus SarsCOV2. Os alunos elaboraram pósteres com estas temáticas compilados numa exposição virtual, aqui fica o link (nota: o link não pode ser aberto a partir do Firefox).

 


Email