Projeto turma de Cidadania do 12ºG

Os alunos da turma 12ºG, do Curso de Linguas e Humanidades, do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, escolheram para o seu projeto turma o tema “Os Trabalhadores Portugueses Forçados no III Reich e os Famalicenses nos sistema concentracionário nazi.” O  projeto foi iniciado em outubro, tendo os alunos assistido a uma Palestra proferida pelo Dr. Fernando Rosas, via ZOOM, sobre o tema, e no dia 29 de novembro visitaram uma exposição patente na Casa do Território, alusiva ao mesmo. Seguidamente elaboraram um guião sobre a vida de um famalicense, nascido em Joane, que foi enviado para um campo de concentração e, conseguindo sobreviver, conta aos seus netos esse seu passado. O produto final desse projeto será a edição de um vídeo.

No dia 18 de janeiro, durante a aula de História A e Educação Física, os alunos gravaram as cenas para esse vídeo. Essas cenas foram gravadas em vários locais da escola e tiveram o apoio técnico de alguns alunos do Curso de Multimédia. Todos os alunos da turma contribuíram para a realização do mesmo: uns fizeram os fatos, outros os adereços necessários, outros dedicaram-se à caraterização das personagens, outros selecionaram a banda sonora. Foi um excelente trabalho de equipa.

Este projeto, juntamente com outros, elaborados por alunos das Escolas pertencentes ao concelho de Famalicão, serão sujeitos ao concurso “De Famalicão para o Mundo:Trabalhadores Portugueses Forçados no III Reich e os Famalicenses nos sistema concentracionário nazi”. Este concurso, promovido pela Câmara Municipal de Famalicão em parceria e/ou articulação com o Instituto de História Contemporânea da FCSH/ Nova de Lisboa, visa premiar o melhor projeto através de uma visita de estudo ao Campo de Concentração de Mauthausen, na Áustria, no próximo mês de maio.

 

cidadania1 12g cidadania2 12g cidadania3 12g
cidadania4 12g cidadania5 12g cidadania6 12g

 

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.