No Dia da Criança, destruir a palavra Guerra e inventar a palavra Paz!

O Dia da Criança foi celebrado nas Bibliotecas Escolares do 1.º ciclo e teve como convidados ilustres as turmas do 2º ano do AEPBS.

Foi trabalhada a obra “, Ynari - A Menina das Cinco Tranças” do escritor angolano Ondjaki, que ensinou aos alunos, à distância e presencialmente, uma história sobre a magia das palavras, da amizade, o respeito pelos outros e a vitória da paz. Ynari é uma menina com cinco tranças e muita vontade de conhecer outras aldeias. Perto do rio, Ynari encontra um homem pequenino e descobre que a guerra também faz parte do mundo. Com a ajuda das suas cinco tranças, a menina vai mostrar que as crianças, com magia e ternura, podem mudar todas as aldeias e acabar com todas as guerras.

Seguiu-se o jogo dos Direitos da Criança, que teve como principal objetivo informar e ensinar os mais novos sobre os seus direitos e deveres, de forma lúdica e divertida.

A elaboração deste jogo baseou-se principalmente na Convenção sobre os Direitos da Criança, mas também na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Estas atividades, além de possibilitar um maior conhecimento sobre os Direitos da Criança, favoreceu o desenvolvimento de competências no domínio dos valores e dos comportamentos associados à cidadania ativa.

 


Email