Mostra Nacional do 29ª Concurso Nacional para Jovens Cientistas

Participação na Mostra Nacional do 29ª Concurso Nacional para Jovens Cientistas

Numa parceria entre o Clube das Renováveis, o Clube CNA (Ciência, Natureza e Ambiente) e as disciplinas de Química e Biologia de 12.º ano, foram submetidos dois trabalhos ao 29ª Concurso Nacional para Jovens Cientistas, promovido pela Fundação da Juventude.

Após avaliação do júri, ambos foram selecionados para a 15.ª Mostra Nacional de Ciência Virtual, a decorrer nos próximos dias 23 e 24 de novembro, passando assim à fase final de seleção, estando, portanto, em situação de serem potenciais candidatos aos prémios.

Um dos trabalhos, intitulado “Yes, Phytoremediation”, realizado pelos alunos António Fernandes, Beatriz Mendes, Cláudia Fernandes e Diana Oliveira (que ingressaram no corrente ano letivo no ensino superior), visou avaliar o potencial de fitorremediação da espécie vegetal Typha latifólia, para a recuperação de solos contaminados por metais. No trabalho experimental desenvolvido, as referidas plantas foram colocadas em solos contaminamos com metais. Após algum tempo, nesses solos verificou-se, através de um conjunto de análises e testes, que a espécie Typha Latifolia revelou uma boa capacidade de fitorremediação de solos contaminados por metais. Além disso, foi possível fazer a recuperação dos metais capturados pelas plantas, através de um conjunto de processos químicos desenvolvidos, depois destas terem sido desidratadas, queimadas e incineradas.

O segundo trabalho selecionado, intitulado “Influência da Alimentação na Postura da Espécie Gallus gallus domesticus”, realizado pelos alunos Elsa Freitas, Luciano Oliveira, Mariana Costa e Mariana Dinis (que ingressaram no corrente ano letivo no ensino superior), visou avaliar o efeito da alimentação na postura da espécie Gallus gallus domesticus. Neste trabalho, procurou-se entender se é possível providenciar uma postura rentável e sustentável à espécie, recorrendo a uma alimentação à base de ração, e, posteriormente, a uma alimentação à base de desperdícios alimentares. 

Na alimentação, com base em desperdícios alimentares, obtiveram-se resultados bastante promissores. As galinhas revelaram uma frequência de postura de, aproximadamente, um ovo por dia, tal como se verificou quando as mesmas eram alimentadas com ração industrial. A massa dos ovos revelou-se ligeiramente superior àquela que os mesmos apresentavam quando as aves eram alimentadas com ração industrial. O tamanho dos ovos é muito semelhante nos dois tipos de alimentação e a cor da casca dos ovos mantem-se aproximadamente semelhante. Analisando a cor obtida na gema dos ovos, através da alimentação à base de desperdícios alimentares, obteve-se um melhor resultado que na alimentação com ração, pois a cor mais alaranjada observada, resulta dos pigmentos obtidos de forma natural pela alimentação com desperdícios alimentares.

Estes dois trabalhos tiverem como orientadores os professores André Pereira e Sérgio Guimarães.

 29o concurso para jovens cientistas

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.