Em pleno confinamento, a turma da Escola Básica Bernardino Machado vai visitar Jardim Zoológico!

 

A turma B, do 5.º ano, do Agrupamento Escolas Padre Benjamim Salgado visitou o Jardim Zoológico de Lisboa, virtualmente, no dia 3 de março de 2021, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Vida Selvagem, em parceria com o Programa Eco-Escolas e no âmbito do Projeto dos Domínios de Autonomia Curricular, desenvolvido pela turma e cujo tema é a Biodiversidade.

Foi uma visita virtual, mas muito emocionante e animadora. Os alunos estavam na aula online de português, quando inesperadamente alguns animais “entraram” pela sala de aula dentro. Como se celebrava o Dia do Animal Selvagem, esta visita foi agendada pela nossa professora de português, Sara Maria Fernandes, em parceria com o Jardim Zoológico, por forma a surpreender os alunos e sensibilizá-los para a importância da preservação dos animais selvagens. Esta visita também teve outro propósito, dar a oportunidade aos alunos de poderem apadrinhar um animal (se os pais deixassem, claro!)

Uma colega nossa, a Leonor Lemos, da turma D, 6º ano, fez uma apresentação” COMO PRESERVAR A BIODIVERSIDADE ANIMAL?”, que nos mostrou que existem centros de recuperação de animais selvagens e qual a sua importância.  Mostrou-nos como podemos apadrinhar um animal e foi adorável a forma com ela simplificou as palavras e as expressou também. A Inês despertou uma vontade imensa de apadrinhar um animal, não só pela beleza de todos os animais, mas também para poder ajudar o jardim zoológico e os seus respetivos habitantes.

Todos os alunos tiveram a alegria de, virtualmente, visitarem este lugar e conhecerem “ao vivo” todos os animais que lá habitam. Foi uma animação, não só porque a aula foi diferente, mas também porque alguns alunos viram estes animais pela primeira vez.

Esta aula foi uma das melhores que já tivemos!!!


Texto escrito por Rita Gonçalves Carvalho, 5.ºB.


 

 


Email