H2O

No dia dezanove e vinte de março de dois mil e vinte e um, as turmas do quarto ano da escola básica de Joane assistiram a uma videoconferência através da plataforma Teams com o Dr. Rui Sousa, que trabalha nas “Águas do Norte”.

O Dr. Rui apresentou-se e cumprimentou os alunos, tendo dito que trabalhava numa empresa que trata e limpa águas dos rios, chegando depois às nossas casas. Também explicou quanto é importante a água e como não a devemos desperdiçar, especialmente porque apenas 30% da água é doce e 70% é salgada. Por isso temos o dever de poupar e gerir bem a água, porque de outra forma a empresa “Águas do Norte” teria de começar a extrair sal das águas salgadas e assim a água-H2O iria começar a ser mais cara.

Também ensinou aos alunos o percurso da água desde que é recolhida até chegar às suas casas: “a água vem dos rios e é transferida para camiões, que depois a transportam para a ETA (Estação de Tratamento de Águas), onde vai ser tratada e purificada, para depois ir para as nossas casas. Posteriormente, a água que sai das casas pelo saneamento vai para a ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) onde vão tratá-la de novo, para voltar a ser consumida (ciclo da água)”.

O Dr. Rui também contou várias histórias da vida dele, incentivando-nos a beber água da torneira e também incentivou os alunos a darem o incentivo em casa para não poluírem o chão, reciclarem e pouparem água, pois ela é essencial à vida e é um bem muito precioso. Depois, mostrou-nos a importância dos micróbios (por exemplo para produzir vários alimentos são necessários micróbios); eles fazem parte da nossa vida, mas continua a haver micróbios que nos causam doenças. O Dr. Rui mostrou-nos o aspeto dos micróbios da água suja que tinha apanhado de um rio, mais ampliados, usando um microscópio. Descobrimos que os micróbios têm aspetos e tamanhos diferentes e que eles nos rios alimentam-se de restos de animais e de plantas diferentes.

Adoramos a videoconferência e de tudo o que aprendemos sobre a água-H2O.

Texto elaborado pela grupo Turma EBJ4A


Email