Fundação Castro Alves

O nosso Agrupamento está envolvido no projeto “Cultura para todos no Ave” com a Fundação Castro Alves, de cariz artístico e cultural para os alunos do 5º ano de escolaridade dos Municípios da NUT III Ave através da experimentação e desenvolvimento de peças de cerâmica artística, tendo já sido desenvolvidos os workshops de cerâmica em contexto escolar na Escola Básica Bernardino Machado.  

O segundo momento deste projeto contemplou a visita e um workshop de pintura, no Museu de Cerâmica Artística da Fundação Castro Alves, em Bairro. As turmas de 5º ano fizeram a visita de forma faseada, nas tardes dos dias 24, 30 de maio e 7 de junho. Os nossos alunos tiveram de oportunidade de saber mais sobre a história da Fundação Castro Alves, como foi criada e quais os seus objetivos, de visitar o museu e descobrir as histórias por trás de muitas das peças expostas. Simultaneamente, puderam testemunhar a criação artística de peças em cerâmica, culminando com a pintura de um azulejo, para contentamento de todos os alunos. 

fundacao castroAlves1 fundacao castroAlves2
fundacao castroAlves3 fundacao castroAlves4

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.