Exposição | Grupo Educação Especial

O Grupo da Educação Especial do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, tem patente uma exposição de trabalhos no átrio principal da sede deste agrupamento, até ao dia quinze de junho de 2022. O grupo considera que a escola é um espaço onde todos deveriam ter as mesmas oportunidades, procurando abandonar os rótulos, as classificações, levando em conta as possibilidades e necessidades de inclusão de todos os alunos. Como tal, resolveu desenvolver o projeto “Notáveis da Nossa Terra” através da utilização de linguagens e estratégias envolvendo os alunos de forma lúdica, livre e criativa.

As docentes desafiaram os alunos a desenvolver um conjunto de atividades diversificadas, ao longo do ano letivo. Foram pesquisadas diferentes personalidades que deram o seu contributo, no passado e no presente, à comunidade onde o Agrupamento se encontra inserido. Recolheram-se nomes, bibliografias, fotos e contactos pessoais, que serviram de ponto de partida para promover a reflexão sobre o tema, envolvendo e apelando ao espírito crítico e criativo de cada aluno. Estes, deram o seu contributo variando entre a entrevista, convidando a personalidade a visitar a escola, elaborando cartazes e retratos das figuras emblemáticas escolhidas, recorrendo à criatividade e utilização de diferentes materiais e técnicas de desenho, pintura e colagens.

O resultado final culminou com uma exposição dos diferentes registos e suportes visuais com especial ênfase para a técnica do retrato do Padre Benjamim Salgado e do Bernardino Machado, figuras bem emblemáticas deste Agrupamento, e também um cartaz onde foi registada a entrevista com a atleta Sofia Oliveira, de Pousada de Saramagos, Campeã Nacional de Kicboxing, Medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Kickboxing e Representante de Portugal nos The World Game Sports sendo, portanto, uma pessoa notável da nossa terra e um modelo positivo para os alunos do AEPBS, uma vez que concilia os seus estudos com a prática desportiva.

Podemos concluir que o objetivo principal desta iniciativa foi conseguido. Proporcionou o desenvolvimento global dos alunos e a socialização com os seus pares, contribuindo de forma significativa para elevar a autoestima através de diversas linguagens.

notaveis 1 notaveis 2 notaveis 3
notaveis 4 notaveis 5 notaveis 6
notaveis 7 notaveis 9 notaveis 10

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.