ESTUDANTES DA AEPBS DESENVOLVEM SISTEMA DE PRODUÇÃO MULTITRÓFICO

No âmbito do Programa de Autonomia e Flexibilidade Curricular, a turma 3ºN do Curso Profissional de Manutenção Industrial-Mecatrónica do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado (AEPBS), com a orientação dos professores José Pedro Miranda e Orlando Vilas Boas, desenvolveu o projeto Estante Verde, cujo produto final tinha como objetivo a criação de um sistema de produção multitrófico.   

A metodologia adotada baseou-se na pesquisa de problemas ambientais, decorrentes e/ou agravados pelas alterações climáticas, tendo-se selecionado um problema, sendo analisado e caraterizado, e finalmente, desenvolvida uma possível solução.

Os alunos optaram por este projeto por ser diferente, dado que num curso de Manutenção Industrial trabalhar com algo relacionado com alimentação não é muito comum. Esta questão tornou o trabalho desafiante.

Após a realização dos desenhos dos diferentes sistemas de aquaponia e hidroponia que permitiriam o desenvolvimento das outras componentes do projeto, desenharam-se as estantes e os reservatórios para hidroponia em baldes, em calha e em tanque. Ao mesmo tempo, procedeu-se ao levantamento dos equipamentos necessários à montagem do sistema global, para ser possível realizar o dimensionamento dos quadros elétricos

Numa das estantes encontra-se um reservatório de solução nutritiva e uma bomba de água que a envia para uma calha inclinada onde a água vai descendo por gravidade, passando por um dreno que volta a trazê-la para o reservatório de solução nutritiva.

Ao longo deste projeto os alunos encontraram várias dificuldades e obstáculos: a escolha do tema foi um deles, tal como na execução prática dos esquemas, fazê-los funcionar sem erros foi um problema!

Conceber, executar, instalar circuitos de iluminação e quadros elétricos. Aplicar normas de segurança e implementar medidas de proteção de riscos elétricos. Cumprir os requisitos estabelecidos nas normas específicas para instalação de quadros elétricos e a automatização do sistema, foram os objetivos específicos dos alunos deste curso.

Depois do projeto concluído foi testado por todos os participantes, sendo considerado um sucesso. Concluiu-se que o projeto contribuiu para o enriquecimento prático e profissional de todos os envolvidos.

 


Email