Dia Mundial da Água na EBBM

No passado dia 19 de março, os alunos das turmas A e C do 5.º ano, da Escola Básica Bernardino Machado, participaram em duas sessões online “Laboratório H2O”, dinamizadas pela empresa Águas do Norte.

Nesta aula, tão divertida, estivemos a falar sobre o tema água, no âmbito do Dia Mundial da Água. 

Em primeiro lugar, o Cientista Rui Sousa apresentou-se, falando sobre o funcionamento da empresa Águas do Norte.

Fomos informados que a água tem de ser tratada antes de chegar às nossas casas, para não ficarmos doentes. Primeiro recolhe-se a água do rio, depois vai para uma ETA (estação de tratamento de águas), onde sofre os processos de decantação, filtração e desinfeção. De seguida, vai para as nossas casas, para a usarmos. Depois de a usarmos ela fica “suja” e vai para os canos/esgotos. Esses últimos guiam a água que vai para uma ETAR (estação de tratamento de águas residuais), que trata a água para depois ser devolvida de novo ao rio.

Falou-nos na água presente no planeta, sobre a poluição e sobre os cuidados que devemos ter para a não poluir.

Referimos que utilizamos água no nosso dia-a-dia para tomar banho, escovar os dentes, beber, lavar a roupa, lavar a loiça, cozinhar … e que não podemos beber água do mar ou água doce, pois não é água potável.

Vimos micróbios existentes em duas gotas de água de um rio, através de um microscópio. Foi incrível ver a variedade de micróbios que existe!

Os alunos do 5º C

 

 


Email