Dia Mundial do Não Fumador

A instituição do Dia Mundial do Não Fumador em Portugal teve por objetivo celebrar a saúde e felicitar todos os Portugueses que decidiram não fumar, sensibilizando as populações para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco. Deixar de fumar é a melhor decisão que uma pessoa fumadora pode tomar para melhorar a sua saúde e a saúde dos que o rodeiam.

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância de participar na eliminação da causa de morte mais evitável, a equipa PPES e o clube + Saúde propuseram que, nos dias 15 a 19 de novembro, fossem dedicados alguns minutos para a reflexão sobre a temática, em ambiente de sala, e desafiaram os alunos para a participação no concurso sobre a melhor fotografia antibagismo. Várias turmas do Agrupamento aceitaram o repto, desenvolvendo várias atividades, tais como visualização de vídeos, seguida de debate e expressão artística, cujos trabalhos foram expostos em espaços escolares e/ou serviram para participação no concurso de fotografia.

Espera-se que estas oportunidades levem à progressiva mudança de comportamentos em prol da saúde individual e comunitária, na comunidade escolar e na comunidade envolvente e, na sociedade em geral.

fumador0

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.