E se Kandinsky pintasse a árvore generosa?

A propósito do Dia da Árvore, a turma EBJ3C explorou a obra de Shel Silverstein, "A árvore generosa". Todos ficaram muito sensibilizados com a história que aborda a relação da humanidade com a natureza. 

Na turma, nasceu assim a ideia de se fazer um trabalho de artes visuais em homenagem às árvores. Como recentemente tinham pesquisado sobre a vida e obra de Kandinsky, surgiu a ideia de se pintar uma árvore inspirada nas técnicas do pintor russo.

Ainda que as obras de Kandinsky, mais emblemáticas, fossem abstratas, o tronco da árvore foi pintado de forma realista para não deixar margem a outras interpretações, porque no tronco os alunos viam representada a casa, o lar, um abrigo, um lugar seguro. As folhas, as flores e os frutos foram pintados de forma abstrata dando espaço à imaginação de cada um.

Kandinsky pintaria a árvore generosa ao pôr do sol. E foi na sua perspetiva e através das mãos dos alunos que apareceu a obra. 

Depois de concluído ouvimos o som que o pintor teria ouvido ao criar esta obra de arte, na plataforma da Google Arts - Play a Kandinsky.


Email