Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência no AEPBS

Todos os anos se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, desde que a data de 3 dezembro foi instituída pela ONU em 1992.

Cada vez mais imbuídos no espírito da inclusão e envolvidos no compromisso de criar uma escola de todos e para todos, ao longo de uma semana, foram dinamizadas diversas atividades, com todos os alunos do AEPBS, desde o Pré-escolar ao Secundário, com o principal objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a importância de incluirmos plenamente as crianças e jovens com limitações físicas e/ou mentais, que necessitam de estratégias de ensino adequadas e de reforço positivo para tomarem consciência de si como pessoa, plena de direitos e todos se possam realizar como indivíduos cada mais autónomos, mais conscientes, mais capazes e melhores cidadãos.

No âmbito desta comemoração, foram partilhadas e visualizadas curtas-metragens, que serviram de ponto de partida para promover a reflexão sobre o tema, através do debate de ideias, envolvendo e apelando ao espírito crítico e criativo de cada aluno. Toda a comunidade escolar participou, dando o seu contributo na decoração e arranjo dos espaços, na elaboração dos cartazes, com plena consciência da importância das mensagens alusivas ao respeito pela diferença. Todos se empenharam na atividade e deram o seu melhor. E, como que pela magia da “diferença”, a mensagem passou de distintas formas, com muita dedicação, muita cor e animação, e ainda, uns passinhos de dança a alegrar mais esta comemoração. Como lembrança, foram ainda distribuídos marcadores de livros e lápis com frases que procuram traduzir o verdadeiro significado da palavra “inclusão”.

Comemorou-se, assim, mais um Dia Internacional Da Pessoa com Deficiência, despertando espíritos e mobilizando vontades, para que cada um de nós possa, conscientemente, assumir o compromisso de participar na construção de uma sociedade mais justa, com distribuição equitativa de recursos e com igualdade de oportunidades, uma sociedade em que todos são incluídos, porque “Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças”.

 

dia pessoa defic1 dia pessoa defic6
dia pessoa defic0 dia pessoa defic2
dia pessoa defic4 dia pessoa defic5

 

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.