O Dia Mundial do Ambiente e dos Oceanos

Estas efemérides são celebradas anualmente no mês junho e, por um lado, pretendem chamar a atenção para a ação climática, a ação na natureza e a ação na poluição, ao mesmo tempo em que incentivam a todos a viver de forma sustentável, por outro lado pretendem lembrar a importância dos oceanos no nosso quotidiano, enquanto «pulmões do planeta».

A Biblioteca Escolar também se associou a estas datas, realizando atividades nas diversas escolas do 1º ciclo do Agrupamento. Assim, promoveu hábitos saudáveis e despertou a consciência ecológica dos mais pequenos, através dos livros:

” Será o mar o meu lugar? “de Sarah Roberts e “O peixe arco-íris” de Marcus Pfister. Estas duas histórias, com ilustrações muito divertidas e apelativas, cativaram os alunos e levaram-nos a refletir nas atitudes que estão a adotar para com a defesa do nosso planeta/Ambiente.

Para apresentar a história do Tomé, o saco plástico, a BE contou com a colaboração do Clube Europeu do AEPBS, que sensibilizou os pequenos leitores para a preservação da biodiversidade dos mares.

Posteriormente, as turmas puseram à prova os dotes artísticos decorando peixes e sacos plásticos, expostos nas respetivas escolas, cantaram e dançaram músicas alusivas à temática.

Histórias sobre a generosidade e a bondade tornam a Terra mais sustentável, mais justa e ensinam-nos a proteger o Ambiente/Oceano.

 

Ambiente Oceano1

Ambiente Oceano2

Ambiente Oceano3

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.