Dia Mundial de Luta Contra a SIDA no AEPBS

Com o intuito de assinalar uma data tão importante como o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, o Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde e o Clube + Saúde, na semana de 29 de novembro a 3 de dezembro, implementou, com as turmas do 9º ano, uma dinâmica interativa sobre Verdades e Mitos alusivos a esta temática.

Os alunos dinamizadores desta atividade, conjuntamente com as suas formadoras Elsa Coelho e Iva Ferreira, prepararam uma breve apresentação sobre o VIH/SIDA; a própria dinâmica em si, que constou da criação de cartões vermelhos/verdes e da seleção de um conjunto de afirmações relativas a este assunto; e, por último, a elaboração de pulseiras vermelhas em cetim com referência ao mesmo dia, a serem entregues aos participantes.

Em cada sessão, foi realizada aquela apresentação, divulgadas as regras do jogo e distribuídos um cartão vermelho e um verde a cada aluno do 9º ano. Em seguida, revelou-se o conjunto de afirmações (verdades ou mitos), perante as quais, estes alunos deveriam responder com a apresentação do cartão verde (verdade) ou vermelho (mito). As suas respostas permitiram o debate, o que proporcionou que os alunos melhorassem a sua literacia sobre a temática. Antes do seu término, e em jeito de lembrança, ofereceram-se, aos participantes, pulseiras vermelhas conotando o simbolismo do mesmo dia.

Constatou-se uma participação ativa e entusiástica, por parte dos destinatários, face à dinâmica organizada e orientada pelos seus pares, bem como a consolidação dos seus conhecimentos acerca deste assunto.

Deseja-se, ao mesmo tempo, que esta iniciativa seja acompanhada de práticas profícuas na saúde individual e comunitária, no futuro, destes jovens.

 

sida1 sida2 sida3

 

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.