Dia do Diploma

Comemorámos, hoje, mais um Dia do Diploma – “uma ação formal de reconhecimento dos alunos que no ano letivo anterior tenham concluído o ensino secundário”.

Tendo em conta o momento que vivemos, esta cerimónia revestiu-se de caráter simbólico e, em representação de todos os alunos que hoje foram homenageados e distinguidos, foi atribuído o prémio de mérito à aluna Maria Leonor Moura – que frequentou o ensino profissional – e ao aluno António Fernandes, representado pelo Encarregado de Educação – que frequentou o ensino regular.

Questionada pelo Presidente da CAP, José Moreira, sobre o que diria a um colega, que estivesse agora a entrar no secundário, para que atingir bons resultados escolares, Leonor Moura, que este ano inicia a frequência do curso de Ciências da Comunicação, responde que bastou ter objetivos e estar concentrada nas aulas - “Segui Multimédia e, se eu quisesse entrar no mundo do trabalho, seria mais simples pelo percurso que fiz (…), mas decidi entrar na Universidade e consegui. Tive de ter aulas extra e consegui uma boa nota no Exame de Português. Tenho de agradecer aos meus professores”.

António Fernandes, aluno que se distinguiu ao longo do seu percurso escolar, viu o seu sonho realizado conseguindo colocação no Curso de Engenharia Aeroespacial, um dos cursos com média mais alta em Portugal.

Os diretores de turma Sara Gracinda Carvalho e José Carlos Gomes representaram todos os docentes que, diariamente, acompanharam estes jovens. “Enquanto docentes – referiu a professora Sara Carvalho - temos o papel de os encaminhar. A turma era de excelência, esta escola é de excelência. Como diretora de turma, tive um papel de maior proximidade, os alunos tinham altas expetativas e entraram quase todos nas suas primeiras prioridades. É apanágio desta escola criar cidadãos. Está de parabéns o António, todos os alunos, todos os docentes. Foi um orgulho trabalhar cá.”. O professor José Gomes salientou que “os cursos do nosso Agrupamento não são cursos de segunda. Formar bons profissionais é o objetivo. Os Cursos Profissionais não fecham as portas a outros voos. Quando se inicia um Curso Profissional, podemos fazer mais: 12.º, exames, universidade…”. Exemplo deste percurso é Maria Ana Marques “Já terminei o Curso Profissional Multimédia há 9 anos. Sempre gostei do cinema e o Curso Multimédia moldou a minha carreira profissional. Segui para uma licenciatura em cinema e, se não tivesse o Curso Profissional, não saberia mexer numa câmara ou editar.”

Esta cerimónia contou, ainda, com a presença do Representante do Conselho Geral, Professor Inácio Silva, que valorizou o esforço dos estudantes “após este período pandémico, no qual superaram os desafios letivos” e incluiu três momentos musicais da responsabilidade do aluno Tiago Pinheiro.

O Presidente da CAP, José Moreira, encerrou esta comemoração felicitando todos os nossos alunos que terminaram o 12º ano e desejando-lhes o maior sucesso nesta nova etapa da vida que estão a iniciar. Agradeceu, também, a Alberto Soares e Eduardo Carronda, da CAISA, que foram os responsáveis pela produção e realização da transmissão, em direto, através da Plataforma Microsoft Teams.

  20210930 184236   

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.