"Todos por um mundo melhor" | Vencedores do concurso

Turma G do 7º ano, vencedores do concurso "Todos por um mundo melhor"

 

A turma G, de 7º ano venceu o concurso de escrita criativa “Todos por um mundo melhor”, trabalhando a O.D.S. Energias renováveis, com o conto “O futuro está à porta”, da autoria dos alunos: Adão Ferreira nº1; Anthony Lopez nº4; Diogo Abreu nº8; Jéssica Fernandes nº11; Nuno Miranda nº15; Ronaldo Miranda nº18 e Tomás Silva nº19.

Esta já foi a 3ª edição do concurso de escrita criativa “Todos por um mundo melhor”, uma iniciativa dirigida aos alunos do 2º e 3º Ciclo do concelho de Vila Nova de Famalicão, promovida pela Rede Municipal de Leitura Pública de Famalicão, no âmbito do projeto “ODS: juntos mudamos o mundo".

Os textos vencedores selecionados foram, na categoria do ODS 7 “Energias Renováveis e Acessíveis”, a turma 7ºG da EB2,3 Bernardino Machado, na categoria do ODS 8 “Trabalho Digno e Crescimento Económico”, a turma 704 da Escola Secundária D. Sancho I e, por último, na categoria do ODS 9 “Indústria, Inovação e Infraestruturas” a turma 501 da EB Dr. Nuno Simões.

Nesta terceira edição, inscreveram-se um total de 45 turmas dos Agrupamentos de Escolas de Ribeirão, Gondifelos, D. Maria II, D. Sancho I, Camilo Castelo Branco e Padre Benjamim Salgado e da Didáxis - Cooperativa de Ensino de Riba de Ave.

Após a entrega dos trabalhos finais, o júri do concurso, selecionou os vencedores desta terceira edição. O objetivo seria criar um conto infantojuvenil onde o tema central refletisse os ODS abordados durante o ano letivo que agora termina.

De salientar que o objetivo final deste Concurso é a criação de uma coleção de contos interativos digitais dedicados aos ODS, os quais serão integrados numa “estante virtual”, alojada no sítio web da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.

Recorde-se que já se encontram disponíveis nesta “estante virtual” os três contos interativos digitais resultantes da 1ª edição do Concurso de Escrita Criativa, e dois contos interativos referentes à 2ª edição.

Parabéns a todos os intervenientes no projeto.

 

ods logo

 

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.