Dia Mundial da Poupança/Semana da Formação financeira

As turmas 10.ºH, 11.ºH e 12.ºH, do Curso Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas, no âmbito das disciplinas de Economia A e Economia C, e as turmas 1.ºJ e 1.ºP, do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, e Programador de Informática, respetivamente, no âmbito da disciplina de Área de Integração, participaram na Semana da Formação Financeira 2022. A Semana da Formação Financeira é uma iniciativa promovida, anualmente, pelos supervisores financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e pelos parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira, com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da formação financeira. É dinamizada anualmente por ocasião do Dia Mundial da Poupança, que se celebra a 31 de outubro.
A atividade decorreu entre os dias 21 e 26 de outubro e teve início com a aplicação de um questionário sobre o orçamento familiar. Os resultados do questionário foram tratados e as conclusões apresentadas às turmas, seguindo-se um debate que permitiu a troca de opiniões e serviu também para a constatação de que existem ainda algumas questões relacionadas com a temática em análise que suscitam dúvidas.
Nesse sentido, procedeu-se a uma sessão de formação, subordinada ao tema “Como elaborar o Orçamento Familiar?”. Nesta sessão foram abordadas diversas questões como: “Qual a diferença entre necessidade e desejo?”; “Como distinguir despesas necessárias de despesas supérfluas?”; “Como distinguir despesas fixas de despesas variáveis e receitas fixas de receitas variáveis?”; “Como lidar com situações imprevistas?”, entre outras.
Os alunos participaram com interesse e empenho nesta atividade e expressaram a vontade de participar em novas iniciativas relacionadas com estas temáticas.
Grupo 430 (Economia e Contabilidade)

 

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.