Alunos do AEPBS valorizam o Património Cultural do Concelho

A Turma do 7.º D da Escola Básica Bernardino Machado - AEPBS - desenvolveu o Projeto-turma no âmbito de Os domínios de autonomia curricular (DAC), intitulado: Conheces o património do teu Concelho?

Este projeto constituiu uma opção curricular de trabalho interdisciplinar/ articulação curricular e teve por base as Aprendizagens Essenciais com vista ao desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

O projeto iniciou-se no 2.º período com pesquisas sobre os locais/lendas do património em contexto sala de aula, Biblioteca Escolar e casa.

Seguiu-se a realização da Caminhada ao Castro das Eiras, no dia 3 de maio que foi, sem dúvida, a que mais promoveu a interseção de aprendizagens de diferentes disciplinas, explorando percursos pedagógico-didáticos, em que se privilegiou o trabalho prático e ou experimental e o desenvolvimento das capacidades de pesquisa, relação e análise. Os alunos foram acompanhados por alguns professores e por dois arqueólogos, Felisbela Oliveira e Paulo Pereira.  Neste Castro, os alunos conheceram o valor patrimonial e o relevante interesse histórico do Balneário e das Mamoas, bem como da vivência das populações locais.

No dia 16 de maio, receberam a visita do ator Sérgio Ferreira, responsável pelo Departamento da Cultura da freguesia de Vermoim. A Biblioteca Escolar foi o palco escolhido para o ator dramatizar a Lenda do Penedo da Moura. Foi uma atividade enriquecedora que permitiu aos alunos conhecerem esta lenda de forma divertida, bem como conversarem com o convidado acerca de locais patrimoniais e das vicissitudes inerentes à profissão de ator.

Por último, criaram vídeos promocionais e realizaram a reflexão final do Projeto-turma em suporte digital (forms), permitindo, desta forma, desenvolver as competências digitais e sentido crítico dos alunos.

Assim, com uma participação atenta e ativa, a turma envolveu-se com a sua comunidade, conhecendo e valorizando o Património Cultural do Concelho.

patrimoniocultural02

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.