AEPBS leva família à escola

A parceria entre escola e família traz diversas vantagens para o processo educativo e para o desenvolvimento da criança. Uma comunicação aberta e colaborativa favorece a interiorização de valores, a autorregulação e a promoção de atitudes responsáveis. O envolvimento ativo da família na educação contribui para o sucesso académico, emocional e social da criança.

Na semana em que se assinalou o Dia Internacional da Família, a turma EBJ1C, do AEPBS, convidou alguns familiares a vir à escola. Tivemos na nossa companhia irmãos e avós a desenvolver algumas atividades. Começamos com a educação artística. Sob a orientação da Daniela, criaram uma árvore estampando as próprias mãos.  Esta representa a união e a solidariedade entre as pessoas, a importância da cooperação e do trabalho em equipa para alcançar objetivos comuns e a ideia de que, juntos, somos mais fortes e capazes de enfrentar desafios e promover mudanças positivas.  Na sexta-feira, estiveram à conversa com a D. Amélia, avó de uma aluna, que os fez perceber as mudanças na escola, o valor da família, os diferentes tipos de família existentes… criaram um acróstico com a palavra “família” e realizaram o jogo: “Os segredos”. Para finalizar o dia, o Leonel dinamizou o jogo tradicional “O piolho”.

No final do dia, a alegria no rosto de cada um era bem visível.

Turma EBJ1C

familiaaescola02

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.