AEPBS celebra o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento celebra-se todos os anos a 21 de maio. Alicerçado nos princípios da Declaração Universal dos Direitos do Homem, nesta data celebra-se a riqueza das culturas do mundo e o papel do diálogo intercultural para alcançar a paz e o desenvolvimento sustentável. Segundo a Unesco, grande parte dos conflitos existentes hoje no mundo ocorrem em países com baixo diálogo intercultural, portanto, afirmar valores como o respeito pela diferença entre culturas, a tolerância, a solidariedade entre os povos, a coesão social e o diálogo é crucial.

Com o intuito de promover o conhecimento sobre a importância da diversidade cultural e sublinhar a necessidade de refletirmos sobre o nosso papel no mundo, realizámos, no dia 22 de maio, na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, a palestra "Interculturalidade e a Educação". Esta iniciativa foi dinamizada pela Dr.ª Leonor Medon, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em parceria com Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através do programa educativo e cultural "De Famalicão para o Mundo".

Esta foi apenas uma das atividades realizadas neste dia no âmbito dos projetos interdisciplinares de Cidadania e Desenvolvimento do 10.º ano, tendo havido também teatro e exposições alusivos ao tema.

diamundialdiversidadecultural02

Missão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado ambiciona contribuir para impulsionar um modelo pedagógico ajustado às necessidades e interesses dos seus alunos, sendo capaz de responder aos anseios da comunidade envolvente e às exigências do mundo atual e, assim, preparar e qualificar os seus alunos para ingressarem na vida ativa ou para prosseguirem os seus estudos, munindo-os de capacidades que garantam a sua empregabilidade e a aprendizagem ao longo da vida.

Visão

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado trabalhará para ser reconhecido como organização de referência nas relações com a comunidade onde se insere, no combate ao insucesso e ao abandono escolar e na promoção de uma cultura de esforço e exigência, de valores e de princípios de justiça, igualdade, transparência, respeito pela diferença e solidariedade.