Quando pensamos no supermercado Jumbo, pensamos em fazer compras diversas, contudo, não foi esse o objetivo que levou os meninos de Agra Maior a fazer uma visita de estudo a este Supermercado. Foi o interesse em aprofundar questões relacionadas com cantinho do “Supermercado Estrelinha”, que motivou esta visita de estudo. As questões foram levantadas pela curiosidade das crianças, nomeadamente quanto à organização e às trocas comerciais o que permitiu desenvolver atividades nas áreas da matemática, da formação pessoal e do conhecimento do mundo. Um agradecimento ao Jumbo por nos terem recebido muito bem e por terem realizado o sonho das crianças: serem operadores de caixa ou padeiros por algumas horas.

A “Cor dos Legumes” foi outra atividade que as crianças tiveram a oportunidade de realizar na Casa do Território em Famalicão. Foi um momento de aprendizagem onde todos observarmos que a cor dos legumes tem um significado especial e muito importante para uma alimentação saudável.

As crianças que integram o grupo do Pré-escolar de Agra Maior realizaram outras atividades, numa dinâmica de interação em que se articula as iniciativas das crianças com os vários agentes pedagógicos, como foi a “Campanha do Laço” e a confeção de plasticina caseira com os alunos do 1º ano de escolaridade.

Esta dinâmica resulta do reconhecimento do papel ativo das crianças e da sua valorização enquanto agentes das suas aprendizagens. Brincar, é a atividade natural de cada criança, mas se essa brincadeira for estimulada com um ambiente rodeado de materiais específicos e integradores, a criança adquire aprendizagens transversais e globalizantes, toma decisões, resolve problemas, torna-se autónoma, desenvolve a sua criatividade e estabelece relações mais fortes com os pares.

A concretização destes objetivos surge no dia a dia do jardim de infância, como por exemplo ao construir o cantinho do teatro, onde todos os dias as crianças se divertem, e representam as diferentes personagens das suas histórias. Histórias que ouvem ou que surgem rapidamente no seu imaginário, as quais permitiram estabelecer uma aproximação maior à biblioteca da escola e às leituras em Família.

Ainda neste período quisemos que a Família fosse um agente importante no processo educativo, as crianças preparam com muito carinho o dia do Pai e da Mãe. Neste dia os pais tiveram a oportunidade de vivenciar o dia a dia do seu filho no Jardim de Infância e ainda de participar em atividades especialmente preparadas por eles. Foi muito saudável ver que todas as mães fizeram o esforço para estarem presentes e assim contribuir para o sucesso de um pequeno evento, que se transformou numa grande festa.

Na escola/ jardim de Infância de Agra Maior temos a intenção de continuar a presentear os nossos alunos com atividades diferenciadas e apelativas onde reine a alegria e o dinamismo.    

Apresentação do AEPBS