O Agrupamento está de parabéns, pois viu a sua candidatura aprovada pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) ao projeto Leituras d’Oriente e d’Ocidente – 4ª edição.

O projeto "Aproximar encenando Ocidente e Oriente numa só alma",  a desenvolver durante 2 anos,  contempla a participação de 23 alunos (uma turma de 3.º ano de escolaridade, da Escola Básica de Joane  - 3EBJ02) e três alunos do 11.º ano (do Curso Profissional de Técnico de Multimédia).

Da equipa de professores, coordenada pela professora Helena Guimarães, fazem parte os docentes Sandro Alves, Emília Pinheiro, Lurdes Ferreira e Ana Maria Ferreira.

Pretende-se com este projeto promover a leitura como forma de abrir horizontes geográficos, históricos, artísticos, literários e culturais, numa perspetiva intercultural perante o oriente e o ocidente, mobilizando a articulação curricular, entre diferentes áreas disciplinares e níveis de ensino, bem como possibilitando o desenvolvimento das competências de leitura multimodal.

No total, foram selecionados pelo PNL, dez projetos a nível nacional. Na sequência desta seleção, os alunos terão, já no 3.º período letivo, a oportunidade  de visitar o Museu do Oriente, em Lisboa, e o Agrupamento receberá algum apoio para o desenvolvimento do mesmo.

Apresentação do AEPBS