No dia 21 de fevereiro de 2018, pelas 14h30m, na sala C29 da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, foi inaugurada a pintura mural inserida no projeto Municipal “Artista no Município”.

A cerimónia da inauguração contou com a presença, entre outras, do Diretor do Agrupamento, Alfredo Mendes, do Vereador da Educação e da Cultura da Autarquia, Leonel Rocha, do Artista Plástico, Martinho Dias, da Professora, Patrícia Pereira e da aluna, Francisca Machado, em representação dos alunos envolvidos no projeto.

As diferentes intervenções ressalvaram a importância deste projeto, o envolvimento entre a Autarquia e a Escola, o reforço das aprendizagens, a troca e partilha de diferentes ideias, opiniões, conhecimentos e experiências, a importância do trabalho de equipa em prol de um objetivo comum.

Este projeto iniciado no ano letivo de 2015/2016, contou com a participação de 45 alunos, das turmas do 10ºH, 11ºH e 12ºH, do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais, desenvolvido com a colaboração do Artista Plástico, Martinho Dias, uma parceria entre o Agrupamento e a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Os alunos contaram com a colaboração do Artista Plástico, Martinho Dias nas aulas de desenho A, para debater, organizar e compor as ideias expressas em desenho, partindo para a representação gráfica sobre a grande tela mural.

Esta atividade veio reforçar as áreas de exploração desenvolvidos na disciplina de desenho A, a capacidade de representação, de composição, de expressão e de comunicação, as técnicas e diferentes modos de ver e interpretar através da representação gráfica, cujos objetivos globais são dominar, perceber e comunicar, de modo eficiente, através dos meios expressivos do desenho.

Esta oportunidade foi uma mais-valia para os alunos, pois a partilha dos conhecimentos e da experiência profissional, do Artista Plástico, Martinho Dias, deixou registos bastantes significativos no desenvolvimento quer pessoal quer artístico dos mesmos.

O projeto reflete-se numa “marca visual”, através de pinceladas de cor, linhas, formas, texturas e volumes, o mural artístico, patente no pavilhão C, da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado.

 

Apresentação do AEPBS