Dia dos Namorados/Afetos/Amigos

 

A comemoração do Dia dos Namorados/Afetos/Amigos tem lugar no dia 14 de fevereiro, tendo esta data, no presente ano letivo, coincidido com a interrupção letiva de Carnaval. Este facto levou a que esta comemoração, ao nível das escolas do agrupamento, fosse adiada para o dia 16. Não obstante, há atividades que estão a ser desenvolvidas noutras datas.

A comemoração desta efémere remonta ao século III, ao tempo do Imperador Romano Claudius II e surgiu em consequência deste ter proibido os casamentos, com o objetivo de possuir mais soldados para as suas tropas. Nessa época, o sacerdote de seu nome Valentim, desrespeitou esta proibição e realizou, em segredo, vários casamentos. Esta atitude do sacerdote Valentim foi descoberta, tendo o mesmo sido preso, torturado e condenado à morte. Mas antes de ser executado, dentro da cela conseguiu enviar e receber algumas cartas, onde havia manifestação de amor, de sentimentos e de afetos positivos entre o sacerdote e os jovens casais.

À semelhança deste acontecimento e tendo por objetivo que os alunos nas escolas do AEPBS também expressem sentimentos e afetos positivos, estão a ser dinamizadas várias atividades: correio do Amor, música ambiente, leitura e análise de textos e poemas, audição de músicas, encenações, entre outras.

Espera-se que a expressão de sentimentos e afetos positivos sejam uma constante e permita uma sociedade futura melhor, mais afetuosa e respeitadora.

Apresentação do AEPBS