No passado dia 26 de janeiro, as turmas do 2º e 3ºJ do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos realizaram uma visita de estudo a Lisboa, no âmbito das suas disciplinas técnicas.

Durante a manhã os alunos visitaram o Museu das Comunicações tendo interagido com as funcionalidades futuristas da “Casa do Futuro na Cloud – viver numa Smart City”. Este ano a Casa do Futuro sofreu uma atualização, tendo ganho uma nova residente: a Alexa. Esta é uma assistente virtual, criada pela empresa norte-americana Amazon, à qual a tecnológica portuguesa Techsensys associou informação através da codificação de comandos em língua inglesa.

 

Ainda no Museu, viram a exposição “Cabos Submarinos” que os levou numa viagem dentro de um cabo submarino, nas profundezas dos oceanos, e que lhes deu a conhecer os aspetos históricos ligados a esta tecnologia, bem como os impactos tecnológicos, económicos e sociais das comunicações globais. 

 

Durante a tarde, visitaram a DataCenters da Fundação para a Computação Científica Nacional que armazenam informação fundamental para o funcionamento das universidades portuguesas, entraram e interagiram com um estúdio de áudio e vídeo com tecnologia de alta definição, onde são gravados inúmeros spots e aulas para as referidas universidades. Este estúdio possui 80m2 de área útil, paredes e chão “Verde Chroma”, cenários virtuais, 3 câmaras de vídeo, teleponto, iluminação e microfones sem fios.

Esta aventura terminou com uma visita ao projeto COLIBRI que é um serviço de colaboração que permite realizar reuniões à distância entre dois ou mais participantes da comunidade académica e científica em tamanho real, permitindo a realização de reuniões, trabalhos de grupo, aulas e tutoriais, através da internet.

Apresentação do AEPBS