No passado dia 7 de novembro, um grupo de alunos do 12º ano do AEPBS, acompanhados pelos professores Sérgio Guimarães, Ana  Costa, Olga Pinheiro, José André Pereira e Carlos Filipe Lima, tiveram o privilégio de serem selecionados para participar no programa “Cientistas no Palácio de Belém”.

          O programa, promovido pela Presidência da República e subordinado ao tema “Papel da Ciência na Sustentabilidade do nosso Planeta”, pretende aprofundar o interesse dos jovens pela ciência através do contacto com cientistas.

          A cientista com que tivemos o privilégio de conversar foi a Doutora Luísa Schmidt (socióloga e investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) com a palestra intitulada “O caso das alterações climáticas”. Ao longo da palestra, a cientista explicou a influência das ações humanas sobre o clima, bem como as consequências do aquecimento global e como combatê-lo. No final, tivemos a oportunidade de colocar questões referentes ao tema.

          Após a palestra, fomos convidados para saborear os famosos pastéis de Belém na varanda em frente ao emblemático Jardim do Buxo e visitar o Museu da Presidência.

          Esta visita de estudo foi bastante enriquecedora do ponto de vista cultural e científico, tanto para os alunos como para os professores, sensibilizando todos os participantes para o atual e importante problema das alterações climáticas.

Apresentação do AEPBS