Caiu o pano sobre mais um ano letivo na Escola Básica de Joane. Na passada sexta-feira, a comunidade educativa reuniu-se para assinalar o fim de mais um ano de trabalho intenso, mas seguramente bastante frutuoso. A escola engalanou-se para receber os pais e os familiares dos alunos, que mostraram os seus dotes artísticos no palco instalado no recreio entre os dois blocos da escola.

Houve, assim, festa, animação e muita, mas muita emoção, nomeadamente junto daqueles que concluíram o seu percurso no 1.º ciclo, estando, agora, aptos a dar o salto para uma nova etapa.

A cerimónia de entrega de diplomas aos finalistas das turmas do 4.º ano foi, por isso, um dos momentos altos da festa, não só pela comemoração coletiva do mérito dos alunos, mas sobretudo pela carga emotiva que a cerimónia encerrou. Após quatro anos de convívio, partilha, amizade e de crescimento mútuo, as lágrimas foram inevitáveis e o sentimento de nostalgia varreu toda a plateia, com a troca de lembranças.

"Obrigado professora por me ensinar a ler, a escrever, a imaginar e a ser, hoje, um menino melhor"; "Obrigado professora por estes 4 anos incríveis"; "Ao fim deste tempo estamos preparados para mais uma conquista", foram alguns dos testemunhos e elogios que os alunos finalistas deixaram às respetivas professoras, que os acompanharam desde os primeiros passos na escola. 

O momento não foi apenas para os finalistas. Os restantes alunos também participaram e celebraram o final de mais um ano, oferecendo aos colegas e aos familiares presentes várias performances.

Quem não faltou à festa foi o Diretor do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, José Alfredo Mendes. No arranque do espetáculo, o Diretor saudou todos os presentes e felicitou o desempenho de toda a comunidade educativa em prol dos mais pequenos. Disse que a Escola Básica pauta-se por ser uma "escola aberta à comunidade", inclusiva, notando que o agrupamento tudo tem feito para que aquele estabelecimento de ensino continue a ser uma "escola de referência" na região.

Agora é tempo de brincar e de aproveitar ao máximo o descanso para regressarem cheios de vontade no próximo ano letivo. Boas férias.

 

 

 



Apresentação do AEPBS