No dia 28 de abril de 2017, o Departamento da Educação Pré-Escolar, nomeadamente os Jardins de Infância da EB Joane, EB Boca do Monte e EB Agra Maior, do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, realizou uma visita de estudo ao Museu dos Caminhos de Ferro de Lousado, Famalicão, que está instalado nas antigas oficinas do caminho-de-ferro de Guimarães e que constituem hoje um ícone a considerar no âmbito da arqueologia industrial portuguesa. Nesta visita as crianças tiveram oportunidade de conhecer algumas caraterísticas dos transportes ferroviários dos nossos antepassados e imaginar a nossa história.

Começamos por ouvir a história dos transportes ferroviários de Portugal por um guia turístico. De seguida iniciamos a visita onde tivemos a oportunidade de observar a evolução dos transportes ferroviários até à atualidade, bem como a manutenção e funcionamento deste tipo de transporte. Consideramos que esta visita foi muito importante pois permitiu às crianças observar e interagir, no real no tempo dos nossos antepassados.

No final fizemos um almoço piquenique no parque da Devesa em V. N. de Famalicão onde as crianças tiveram oportunidade de brincar e relacionar- se com as crianças dos vários jardins de infância.

Foi um dia de convívio, lazer e ficar a conhecer o nosso património regional.

 

Apresentação do AEPBS