O hábito de fumar tem consequências nefastas na qualidade de vida e na longevidade. É fator de risco não só para o fumador, mas para todos aqueles que, embora, passivamente estão expostos ao fumo. De acordo dados da OMS causa anualmente, em todo o mundo, mais de três milhões de pessoas, prevendo-se 10 milhões em 2020. Em Portugal, são mais de 12 mil as vítimas mortais, por ano, provocadas diretamente pelo tabaco.

A combustão do tabaco produz várias substâncias, tais como nicotina, substâncias irritantes, alcatrão e monóxido de carbono que inaladas atingem os pulmões e até mesmo a corrente sanguínea. A nicotina é responsável pela dependência física por parte do fumador; as substâncias irritantes reduzem a capacidade de defesa do pulmão, devido à estimulação da produção de muco, o que provoca a contração dos brônquios; o alcatrão e outros agentes cancerígenos promovem as neoplasias; e o monóxido de carbono liga-se à hemoglobina, reduzindo a capacidade de transporte de oxigénio.

O tabagismo está na origem de acidentes vasculares cerebrais, enfartes, cancro do pulmão, da boca ou da laringe e impotência sexual no sexo masculino, sendo mesmo uma das principais causas de mortalidade nas sociedades modernas, especialmente, quando aliada a uma vida sedentária e à alimentação desequilibrada.

Com objetivo de inverter esta situação na sociedade futura, a equipa PES, apela que se dediquem alguns minutos da aula na promoção de uma reflexão sobre a temática.

Veja aqui o video

No dia 19 de novembro comemora-se o Dia Europeu do antibiótico, medicamento utilizado no combate de infeções bacterianas.

O uso abusivo dos antibióticos é responsável pela crescente resistência das bactérias aos mesmos, o que torna algumas infeções muito graves e de difícil tratamento.

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a problemática, a DGS apela para a abordagem da temática. Para o efeito aconselha o acesso a páginas da internet, entre as quais se destaca a referente à plataforma e-Bug, que pode ser acedida através do link: http://www.e-bug.eu/por_home.aspx?ss=1&cc=por&t=Bem-vindo%20ao%20e-Bug! Neste local estão presentes fichas e jogos que poderão ser explorados em ambiente de sala de aula ou fora desta, facultando a aprendizagem sobre os micróbios, a higiene, o uso correto de antibióticos e as vacinas.

No passado dia 30 de Outubro, o grupo de Prova de Aptidão Profissional (PAP), “Vencer o Tempo”, do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, lançou o desafio à comunidade escolar para que todos juntos celebrassem o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama. Assim, todos vestidos de branco e com um laço rosa juntaram-se no intervalo, na escola sede do Agrupamento, marcando o momento com uma fotografia de grupo. Em paralelo foram realizadas ações de sensibilização e informação acerca do autoexame da mama.

A todos os que se juntaram à causa, o grupo deixa o seu muito obrigado!

No passado dia 7 de novembro, um grupo de alunos do 12º ano do AEPBS, acompanhados pelos professores Sérgio Guimarães, Ana  Costa, Olga Pinheiro, José André Pereira e Carlos Filipe Lima, tiveram o privilégio de serem selecionados para participar no programa “Cientistas no Palácio de Belém”.

          O programa, promovido pela Presidência da República e subordinado ao tema “Papel da Ciência na Sustentabilidade do nosso Planeta”, pretende aprofundar o interesse dos jovens pela ciência através do contacto com cientistas.

          A cientista com que tivemos o privilégio de conversar foi a Doutora Luísa Schmidt (socióloga e investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) com a palestra intitulada “O caso das alterações climáticas”. Ao longo da palestra, a cientista explicou a influência das ações humanas sobre o clima, bem como as consequências do aquecimento global e como combatê-lo. No final, tivemos a oportunidade de colocar questões referentes ao tema.

          Após a palestra, fomos convidados para saborear os famosos pastéis de Belém na varanda em frente ao emblemático Jardim do Buxo e visitar o Museu da Presidência.

          Esta visita de estudo foi bastante enriquecedora do ponto de vista cultural e científico, tanto para os alunos como para os professores, sensibilizando todos os participantes para o atual e importante problema das alterações climáticas.

Esta terça-feira, dia 7 de novembro, as aulas na Escola Básica de Joane foram substituídas por atividades lúdicas, culturais, desportivas e recreativas. Foi assim que o estabelecimento de ensino do 1.º ciclo de Joane se associou ao Dia do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado ao qual pertence. Para além dos alunos do Centro Escolar, ali se concentraram também todos os alunos das escolas do 1.º ciclo do Agrupamento: Escola de Boca do Monte (Mogege), Escola de Matinhos (Pousada de Saramagos), Escola de Agra Maior (Vermoim) e Escola de Estalagem (Vermoim).

Ao longo de toda a manhã, com um programa rico e muito diversificado, os alunos do jardim-de-infância e do 1.º, 2.º e 3.ºs anos (os do 4.º ano participaram nas atividades da Escola Básica Bernardino Machado), realizaram atividades relacionadas com a área das Ciências Experimentais, fazendo experiências e apreciando as maravilhas do mundo das ciências.

Houve ainda jogos, como o Jogo do Semáforo, atividades no âmbito do Inglês e a descoberta do mundo dos sons, onde ficaram a conhecer um pouco mais sobre os instrumentos. O programa ficou completo com os jogos e as atividades do Baú dos Sonhos, com a Dança e com o funcionamento de um drone.

Refira-se que todas estas atividades foram desenvolvidas com professores e alunos do próprio Agrupamento, proporcionando um dia especial a toda a comunidade educativa, que viveu a sua escola de uma forma diferente.

No passado dia 7 de Novembro, o nosso Agrupamento celebrou, como já vem sendo hábito, o Dia do Agrupamento, com um dia sem componente letiva e com diversas atividades que tiveram lugar na escola sede, na EBBM e no Centro Escolar de Joane, onde os alunos foram convidados a experimentar um dia diferente com o mote “Vive a Tua Escola”.

As atividades foram preparadas e realizadas pelos vários departamentos curriculares e cursos profissionais e com um leque muito variado, as quais incluíram atividades de desporto, dança, eletrónica, interatividade, experimentação, convívio intergeracional, venda de produtos alimentares e artesanato e diversos concursos. Foi, portanto, um momento de aprendizagem, convívio e diversão, onde os participantes puseram à prova os seus conhecimentos, a sua criatividade e as suas capacidades físicas, vocais, dramáticas, entre outras. A meio da manhã ainda houve lugar para um Flash Mob com a criação de um coração humano e o slogan “Amo a minha escola”.

Foi portanto, uma manhã de convívio, cheia de criatividade e muito boa disposição!

Apresentação do AEPBS