No dia 12 de setembro, pelas nove horas, dezoito lindas crianças, começaram uma nova etapa da sua vida – o seu primeiro ciclo de estudos. Acompanhados pelos pais, alguns tão ansiosos como os filhos, lá foram chegando, uns mais sorridentes, outros mais intrigados, mas todos com muita vontade em conhecer o novo professor, pois como em tudo na vida o desconhecido provoca ansiedade, algum receio e por vezes umas borboletinhas a pairarem no estômago. Depressa o nervosismo passou e logo se apoderaram de um lugarzinho na sala, que irá ser o local de muitas aprendizagens. Entretanto os pais confiaram os seus filhos ao professor Joaquim e partiram felizes, porque os seus pequenotes ficaram já sem receios e muito desejosos de encetar novas amizades e conhecer a nova “casa”.

Os alunos do 4ºano não podiam ficar indiferentes à chegada dos novos alunos e demonstraram todo o seu apoio. Começaram por apadrinhar os coleguinhas do 1º ano e comprometeram-se, tal como fazem os padrinhos, a zelar pelos afilhados. Foram os anfitriões e levaram-nos a conhecer os diferentes espaços da escola. Lancharam todos juntos e realizaram jogos que irão ficar na memória de todos.

Foi um dia especial onde não faltou alegria e um presente de boas-vindas.

Daniel Tani visitou a Escola de Ciências da Universidade do Minho no dia 8 de julho para proferir uma palestra intitulada “Living in Space”, no Anfiteatro da Escola de Ciências, no campus de Gualtar, em Braga.

O evento teve o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal e do Planetário - Casa da Ciência de Braga.

Dan Tani veio partilhar histórias e mostrar fotos e vídeos da sua estadia de 4 meses a bordo da Estação Espacial Internacional. Desde o lançamento no vaivém espacial à adaptação à gravidade zero, das caminhadas espaciais e operações robóticas de construção e reparação da EEI ao dia-a-dia no laboratório em órbita, Dan partilhou as suas experiências, perspetivas e observações pessoais, para além de belas imagens do nosso planeta. 

O professor de Física do AEPBS, Carlos Lima, esteve presente no evento e teve a oportunidade de trocar algumas ideias com o astronauta, o qual atualmente também leciona a disciplina de Física numa escola de ensino secundário no Japão. 

 


 

Entrega de diplomas aos adultos do Centro Qualifica

A cerimónia decorreu na Casa das Artes, no dia 17 de julho, na presença do, Presidente da Câmara Municipal, Dr. Paulo Cunha, do Delegado Regional Norte do IEFP, Dr. António Leite, e dos representantes de todos os Polos do Centro Qualifica de Vila Nova de Famalicão.
Neste evento foram entregues 23 diplomas, dos 71 certificados atribuídos pelo Centro Qualifica de Vila Nova de Famalicão, a adultos que frequentaram os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) escolares de nível básico (9º ano) e secundário (12º ano), do Polo do AEPBS.

Estão de parabéns todos os adultos que participaram nesta cerimónia, que representa o corolário do esforço e empenho dedicado na concretização deste objetivo. Os recém-diplomados foram incentivados a retomar brevemente os seus percursos individuais de qualificação.

O professor, Francisco Costa

Os alunos de Física e do Clube Science4All, Christian Deger, Francisco Pinheiro e Mónica Costa, acompanhados pelo professor Carlos Lima, participaram na Conferência Internacional do Hands-on Science Network, a qual decorreu este ano em Portugal.

A conferência proporcionou a oportunidade ideal para a apresentação dos trabalhos desenvolvidos e na mais ampla gama de perspectivas relacionadas com a educação para a ciência. O objetivo da conferência é promover um amplo e amplo intercâmbio de experiências sobre boas práticas, programas e questões políticas, fatores sociais e aprendizagem da ciência e outras questões relacionadas com a educação para a ciência e seu desenvolvimento.

Os representantes do AEPBS participaram na Feira de Ciências e apresentaram ainda duas comunicações orais, intituladas por "Stratospheric Balloon" e "Light and Colour”.

Além da apresentação dos trabalhos e das comunicações (realizadas em inglês), os alunos tiveram a oportunidade de contactar com investigadores, alunos e professores de diversos países.

A participação dos elementos do AEPBS foi enaltecida pelos demais participantes na conferência; como resultado da elevada qualidade da sua participação, os representantes do AEPBS foram convidados para participar na conferência do próximo ano, a qual se realizará em Barcelona.
 



O 1.º prémio (no secundário) e o 2.º prémio (no 3.º ciclo de escolaridade) foram entregues na cerimónia para o efeito, no dia 5 de julho, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, a 9 alunos da Oficina de Leituras Encenadas (OLE). Os alunos receberam os prémios e os certificados pelas mãos da Comissária do Plano Nacional de Leitura (PNL), Dra. Teresa Calçada, e da Dra. Assunção Júdice, da Fundação Inês de Castro, e puderam ainda, depois do almoço e da apresentação dos trabalhos vencedores, visitar os jardins e as fontes da Quinta das Lágrimas, revisitando a história e o mito associado ao local e às personagens indissociáveis do mesmo.

Na categoria do ensino secundário, foram vencedores os alunos Anabela Ferreira (11.º ano), Francisco Pinheiro (12.º ano), Helena Abreu (10.º ano), Marlene Oliveira (11.º ano) e Raul Reis (10.º ano). No 3.º ciclo de escolaridade, foram presenteados os seguintes alunos de 9.º ano: Juliana Mesquita, Marta Oliveira, Matilde Gonçalves e Rafael Lima.

Os trabalhos foram realizados e orientados no âmbito da OLE, cabendo à professora Helena Guimarães a ideia original, os textos e a direção de atores, ao professor Sandro Alves a gravação, a edição e a realização dos vídeos, aos professores Anabela Ameixinha e António Pereira a orientação e os ensaios nas áreas artísticas do canto e da música.

A participação no concurso contou com o habitual apoio da Direção do Agrupamento, sendo que a autarquia também fez questão de apoiar o evento.
 

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado, em colaboração com o Museu da Indústria Têxtil de Vila Nova de Famalicão, no dia 1 de julho de 2017, pelas 21:30 horas, nas instalações do referido museu, apresentou uma fashion performance, intitulada “Segunda Pele”. Com esta iniciativa procurou-se promover/apresentar o trabalho desenvolvido pelos alunos do terceiro ano do curso profissional de modelista de vestuário, que concluem o respetivo ciclo de formação, inserindo-se a mesma no desenvolvimento das respetivas provas de aptidão profissional.

Perante um público que ascendeu às três centenas de pessoas, e que contou com a presença do Presidente da Câmara de Famalicão, Dr. Paulo Cunha, e o Vereador da Educação e Conhecimento, Dr. Leonel Rocha, que fizeram questão em marcarem presença, desfilaram um conjunto de 59 modelos para criança e mulher, criados pelos nossos alunos, brilhantemente envergados por crianças convidadas para o efeito e por alunas do agrupamento que ao longo de semanas passaram por várias fases de seleção e de preparação.

A diretora do curso Helena Alves Poças pôde, no decurso da atividade, manifestar o seu profundo reconhecimento ao apoio prestado pela Direção, alunos, familiares, amigos, professores e funcionários do AEPBS, elementos do CITEVE, colaboradores do Museu da Indústria Têxtil, nomeadamente: os professores Luís Santos e Susana Achando; as formadoras do CITEVE Cristina Silva, Julieta Sousa, Ana Maria Silva, Marília Abreu; a cabeleireira Dulce Azevedo e a maquilhadora Marta Ferreira.

É em ocasiões como esta que o provérbio africano “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança” ganha especial força. A todos o nosso muito obrigado!




Apresentação do AEPBS