Os momentos culturais da sessão comemorativa do Dia do AEPBS foram abrilhantados pela OLE Júnior (alunos do 1.º e 2.º ano de escolaridade) e pela OLE ESPBS. Os alunos que representaram a Oficina de Leituras Encenadas Júnior partilharam um conto e vários trava-línguas com um público que interagiu de uma forma bastante  atenta, animada e empenhada com os alunos. No segundo momento cultural, a comunidade educativa pôde assistir ao poema do AEPBS em vídeo, pelo grupo da OLE ESPBS.

  Os alunos que participaram na Mostra de Teatro Escolar 2017, em Vila Nova de Famalicão, e na Noite dos Museus 2017, em Braga, receberam um certificado de participação nessas atividades que congregaram um elevado número de alunos da oficina e que tiveram grande visibilidade fora do Agrupamento, no ano letivo anterior.

A Oficina de Leituras Encenadas (OLE), com o apoio do grupo de Português, dinamizou o animado e concorrido concurso “TEATRO DE IMPROVISO”, no Dia do Agrupamento, no dia 7 de novembro de 2017, de manhã, no Polivalente da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado. O evento contou com 7 equipas de quatro a seis alunos, havendo inclusivamente uma que englobou duas professoras de português.

Os participantes do 3.º ciclo e do ensino secundário mostraram o seu talento e a sua criatividade na mímica de situações propostas e sorteadas no momento e foram avaliados por um júri constituído por 2 professores de português e 1 de artes visuais.

O evento contou ainda com a colaboração de dois professores de 1.º ciclo que conceberam e realizaram os troféus atribuídos às equipas vencedoras. 

A atividade lúdica decorreu com sucesso e pautou-se pela diversão generalizada.

No Dia do Agrupamento, o Grupo de Educação Física organizou um evento com multiatividades no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, onde os alunos puderam participar num torneio de Voleibol 3x3, escalada livre e numa prova de corrida de orientação.

Em simultâneo na Escola Básica Bernardino Machado (EBBM), o Grupo de Educação Física desenvolveu três atividades no pavilhão gimnodesportivo da mesma, divididas por um circuito de agilidade, corrida de sacos e tração da corda. Neles estiveram envolvidos todas as turmas do 4º, 5º, 6º anos de escolaridade, com três equipas de quatro elementos cada, num total de 300 alunos. Participaram na actividade 6 turmas do 1º ano, 7 turmas do 2º ano, 8 turmas do 3º ano e os alunos do Centro Pré escolar. A afluência de alunos foi tanta que obrigou a uma restruturação do planeado para que todos pudessem participar.

Ainda na EBBM, decorreu na Sala do Aluno a atividade de dança para o 4º ano de escolaridade, onde a adesão dos alunos superou as expetativas, estando a Sala sempre cheia de alunos, muito entusiasmados e motivados para aprender as coreografias.

Todas as atividades decorreram num ambiente salutar de convívio e de diversão, os alunos pediam muito para repetir ou experimentar e a oportunidade de mais tempo de diversão.

A dinâmica foi grande, a "alegria" foi visível e o agrado dominante!

Integrada no Dia do Agrupamento, realizou-se, no dia 7 de novembro, uma colheita de sangue na Escola Básica Bernardino Machado. Esta atividade foi dinamizada pelos professores do grupo de Biologia e Geologia, alunos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de saúde, Associação de Dadores de Sangue de Famalicão e Instituto Português do Sangue. Contabilizaram-se cerca de 30 inscrições, o que foi considerado positivo. À semelhança de anos anteriores, esta iniciativa teve como objetivos: desenvolver atividades promotoras de saúde, sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade de dar sangue, contribuir para o banco de sangue dos hospitais e ser solidário com doentes que necessitam de transfusões de sangue.

Um bem haja a todos os que colaboraram com esta atividade!

No dia 7 de novembro de 2017, Dia do Agrupamento e do trigésimo quarto aniversário da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, o Grupo de Artes Visuais organizou uma atividade designada de “Arte no Escuro”, na sala C29, com o objetivo de promover o interesse pelo desenho e a criação artística. Nesta iniciativa puderam participar todos os alunos, professores e funcionários do Agrupamento. Os alunos do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais colaboraram na dinamização da atividade.

A atividade teve início às 9:00 horas, os participantes retiravam um pequeno papel, onde se encontrava escrito um tema que teriam que desenhar sobre uma folha A4 a lápis de grafite, com uma venda nos olhos, no tempo máximo de cinco minutos. Finalizado o desenho, um júri, constituído por três alunos do Curso de Artes Visuais, avaliava, de imediato, o desenho atribuindo pontos que iam de 1 a 5. Os participantes poderiam obter a pontuação máxima de 15 pontos. A adesão dos participantes foi muito boa, havendo alunos que participaram por diversas vezes. No interior da sala C29, transbordava a criatividade, alegria, boa disposição e muita agitação, pois tal era o movimento gerado pelo interesse em participar.

A atividade “arte no escuro” contou com a participação de 119 alunos.

Esta terça-feira, dia 7 de novembro, as aulas na Escola Básica de Joane foram substituídas por atividades lúdicas, culturais, desportivas e recreativas. Foi assim que o estabelecimento de ensino do 1.º ciclo de Joane se associou ao Dia do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado ao qual pertence. Para além dos alunos do Centro Escolar, ali se concentraram também todos os alunos das escolas do 1.º ciclo do Agrupamento: Escola de Boca do Monte (Mogege), Escola de Matinhos (Pousada de Saramagos), Escola de Agra Maior (Vermoim) e Escola de Estalagem (Vermoim).

Ao longo de toda a manhã, com um programa rico e muito diversificado, os alunos do jardim-de-infância e do 1.º, 2.º e 3.ºs anos (os do 4.º ano participaram nas atividades da Escola Básica Bernardino Machado), realizaram atividades relacionadas com a área das Ciências Experimentais, fazendo experiências e apreciando as maravilhas do mundo das ciências.

Houve ainda jogos, como o Jogo do Semáforo, atividades no âmbito do Inglês e a descoberta do mundo dos sons, onde ficaram a conhecer um pouco mais sobre os instrumentos. O programa ficou completo com os jogos e as atividades do Baú dos Sonhos, com a Dança e com o funcionamento de um drone.

Refira-se que todas estas atividades foram desenvolvidas com professores e alunos do próprio Agrupamento, proporcionando um dia especial a toda a comunidade educativa, que viveu a sua escola de uma forma diferente.

Apresentação do AEPBS

Escola Saudável - nível intermédio