A Escola Secundária Padre Benjamim Salgado e Escola Básica Bernardino Machado foram os dois estabelecimentos de ensino do Agrupamento que hastearam a Bandeira Eco-escola 2017/2018, no passado dia 7 de novembro, Dia do Agrupamento.

Na Escola Secundária esse momento solene deu início às atividades do dia e foi marcado pela presença do Diretor do Agrupamento, professor Alfredo Mendes, da Coordenadora do Projeto Eco-escola do ano letivo anterior, professora Ângela Maciel, algumas alunas do Conselho Eco-escola e restantes elementos da comunidade escolar.

Na Escola Básica Bernardino Machado, a Bandeira foi também hasteada pelo Diretor do Agrupamento, professor Alfredo Mendes, pelo Coordenador de Estabelecimento, professor Paulo Tenreiro, pela Coordenadora do Projeto Eco-escola, professora Cláudia Oliveira e três alunos pertencentes às Brigadas Verdes 2017/2018.

A parte musical, Hino Nacional e Hino da Eco-escola, ficou a cargo da Professora Joaquina Faria e dos alunos das turmas 5.ºB e 6.º C.

Este galardão foi atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), no âmbito do Programa Eco-Escolas, como reconhecimento do trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável a escola e a comunidade onde esta se insere.

Apesar de já existir uma consciencialização de que é necessário proteger o ambiente, ainda há muito trabalho a desenvolver, por isso, novos desafios nos esperam!

Estamos ansiosos e muito motivados!

 

 

 

 

No passado dia 7 de novembro comemorou-se, em todas as escolas do Agrupamento, o dia do patrono do Agrupamento, Padre Benjamim Salgado.

Para celebrar o dia, a Biblioteca Bernardino Machado dedicou-lhe a sua montra, com uma exposição de fotografias, com a sua bibliografia e com frases da sua autoria. Esperamos que, assim, os alunos conheçam melhor esta célebre personalidade, que deu nome ao Agrupamento.

Ainda no âmbito das comemorações do Dia do Agrupamento, a Biblioteca dinamizou o Bibliopaper, ao qual os alunos aderiram com entusiasmo.

Todos estão de parabéns pela sua participação, mas a equipa vencedora foi a BFF Girls, cujos elementos receberam os merecidos diplomas.

Os alunos revelaram-se bons conhecedores da Biblioteca e por isso a biblioteca agradece o empenho de todos!

 

 

 

 

A Oficina de Leituras Encenadas (OLE) marcou novamente presença na Sessão Solene Comemorativa do Dia do Agrupamento, protagonizando os momentos culturais, quer através da apresentação de dois vídeos ilustrativos do trabalho realizado, no âmbito deste projeto de enriquecimento curricular, em prol da leitura performativa e do teatro, quer através de uma performance poética, assente no poema “AEPBS” e interpretado por 17 alunos da oficina, do 8.º ao 12.º ano de escolaridade.

Trataram-se de intervenções performativas que refletiram a qualidade das práticas desenvolvidas no trabalho da OLE, no tocante ao desenvolvimento artístico e interpessoal dos seus elementos, e que evidenciaram, uma vez mais, uma postura responsável e proativa dos mesmos, evidência de que o nosso Agrupamento, grande mecenas das artes performativas, tem alunos e famílias verdadeiramente exemplares que nos enchem a todos, comunidade educativa e concelho, de orgulho, com legitimidade.

A Coordenadora da Oficina de Leituras Encenadas (OLE)

 

 

 

 

 

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS