Pelo 3.º ano consecutivo, os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nos seus estabelecimentos de ensino, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas.

Através desta medida, pretende-se continuar a dar voz aos alunos e resposta às suas necessidades e interesses, assim como promover a sua participação cívica. Para tal, as escolas devem abrir procedimento para apresentação de propostas e auxiliar os estudantes no seu desenvolvimento e apresentação até ao final de fevereiro. Neste sentido, teve lugar na escola uma sessão pública para divulgação do orçamento participativo das escolas.

Para serem votadas, as medidas devem ter em conta o montante atribuído a cada escola e contar com o apoio de, pelo menos, 5% dos estudantes. O prazo para a entrega das propostas será até ao dia 28 de fevereiro.

Pode consultar mais informações em: ORÇAMENTO PARTICIPATIVO AEPBS 2019

 

Formulários e documentação

Despacho Nº 436A de 2017

Edital 2019

Aviso de abertura de procedimento

Formulário de candidatura

Formulário de candidatura - Subscritores

Orçamento Participativo

 

 

Plataforma MEGA-MANUAIS

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado vem por este meio solicitar aos encarregados de educação dos alunos que irão frequentar no próximo ano o 6.º ano, a indicação do respetivo NIF junto dos Serviços de Administração Escolar, de forma a poder ser feita a validação da informação a ser introduzida na plataforma MEGA-MANUAIS, e tornar possível a respetiva emissão dos vauchers para aquisição dos manuais escolares de 6.º ano.

 

MANUAIS ESCOLARES 2018/2019

Alunos do 1.º ciclo e 2.º ciclo:
O Ministério da Educação disponibilizará a partir do próximo ano letivo 2018/2019 um sistema de acesso a manuais gratuitos, através da plataforma: https://www.manuaisescolares.pt/

  1. Os Encarregados de Educação interessados poderão desde já efetuar a respetiva inscrição na plataforma;
  2. A partir de 1 de agosto a escola fará a exportação e validação dos alunos e manuais escolares adotados;
  3. Será ainda inserido na plataforma o número de manuais reutilizados, os quais a plataforma redistribuirá pelos alunos de forma aleatória;
  4. Só após a confirmação de todos os dados pela escola, os Vauchers ficam disponíveis para os encarregados de educação.
  5. Com o respetivo Vaucher, o encarregado de educação levantará os manuais em qualquer livraria aderente.
  6. Todos os manuais adquiridos através da plataforma integram a bolsa de manuais do AEPBS, pelo que deverão ser devolvidos no final do ano.
  7. No caso dos encarregados de Educação necessitarem de apoio neste processo deverão dirigir-se à sede de Agrupamento para impressão do Vaucher.

 

Manuais de 7.º ano e Cadernos de Atividades do 1.º ciclo:
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão irá fornecer a título de empréstimo, os manuais escolares de 8 disciplinas nucleares, (Português; Matemática; Inglês, Ciências Naturais; Física e Química; História; Geografia; 2.ª língua estrangeira (Francês ou Espanhol).


Os Encarregados de Educação poderão levantar os manuais para os seus educandos na Escola Básica Bernardino Machado a partir de Setembro, em data a anunciar.


Para os alunos do 1.º ciclo a Câmara Municipal oferecerá os cadernos de actividades.

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS