SIDA é a sigla da doença conhecida por Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, que consiste numa doença causada pelo vírus chamado VIH (Vírus da Imunodeficiência Adquirida), o qual ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunitário, sendo este último o sistema do organismo responsável pela proteção contra bactérias e vírus.

Assim, este vírus ao destruir as células de defesa do organismo, deixa as pessoas sensíveis às doenças oportunistas, como a tuberculose, a pneumonia e o cancro.

Esta doença, tornou-se um quebra cabeças, nos anos 80 e, apesar de nos dias atuais, ainda não ter cura, já existem medicamentos que permitem que a infeção evolua mais lentamente.

Não obstante, esta infeção foi, no ano passado, responsável pela morte de mais de 1 milhão de pessoas!

Desta forma, no sentido de evitar as consequências da infeção, o melhor é prevenir as mesmas, pelo que, para o efeito, devem ser bloqueadas as vias de transmissão: a sanguínea, a sexual e a vertical, de mãe para filho, recorrendo ao uso do preservativo, de seringas descartáveis, não partilha de objetos pessoais e do acompanhamento médico na gravidez.

A comemoração do dia temático visa formar e educar a população para os perigos da doença e dota-la de comportamentos preventivos. Neste sentido, o nosso Agrupamento, de 29 de novembro a 05 de dezembro, está a realizar um conjunto de atividades, nomeadamente, a visualização de um vídeo, elaborado pelo CPTAS, seguida de reflexão e produção de slogans/desenhos/textos, que servirão para ornamentar árvores de natal e/ou expor em placard, tornando os espaços comuns escolares mais atrativos, além de promover a literacia sobre a doença.

E… não se esqueçam: a prevenção é a melhor solução! 

 

 

 

O envio de trabalhos/artigos para publicação no próximo número do jornal escolar,  "Ponto de Encontro", poderá ser realizada até ao dia 15 de novembro para o endereço eletrónico:pontodeencontro@aepbs.net de acordo com a informação abaixo indicada:

 

 

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Animal (4 de outubro de 2018) pedimos à comunidade escolar que contribua com ração, detergentes, mantas ou brinquedos para serem doados ao Canil de Vila Nova de Famalicão.
Os bens poderão ser entregues na biblioteca da Escola Secundária de Padre Benjamim Salgado e/ou na biblioteca da Escola Básica Bernardino Machado.

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS