Para comemorar a Semana da Família que decorreu de 13 a 17 de maio, a Escola Básica de Pousada de Saramagos abriu as portas e recebeu as famílias no seu espaço, a fim de se partilharem momentos de afeto e cumplicidade.

Alguns pais vieram lanchar com os filhos e participaram em jogos, durante os intervalos, recordando também eles, os tempos da sua infância. Outro pai veio falar da sua profissão e enquanto arqueólogo mostrou o valioso património existente no concelho de Vila Nova de Famalicão. Houve ainda um momento de grande animação, quando a escola inteira dançou ao ritmo de diversas músicas, animadas por coreografias.

A par disto, e como cada família é única e especial, os alunos foram convidados a desenhar a sua família, construindo-se depois um painel coletivo, sob o lema “A minha família é a melhor do mundo!”

 

 

 

 

 

No passado dia 3 de maio, os alunos das turmas 6.º A, 5.ºC e 5.ºH, da Escola Básica Bernardino Machado, participaram na atividade “Oficina Temática H2O”, desenvolvida pela empresa Águas do Norte.

Os nossos “pequenos cientistas” tiveram a oportunidade de ampliar conhecimentos e adquirirem competências de uma forma prática e muito divertida sobre a distribuição da água no planeta, a importância da água, água para consumo, ciclo urbano da água, as origens não controladas e as principais fontes de contaminação, o controlo da qualidade da água, a microbiologia e valorização da água da torneira.

Os alunos ficaram entusiasmados e maravilhados com as atividades realizadas.

Um agradecimento muito especial à empresa Águas do Norte e ao Gabinete de Sensibilização Ambiental da Câmara Municipal de V.N. de Famalicão.

Água é Vida! O futuro do nosso planeta depende de nós!

 

 

 

 

 

Projeto nº 2018-1-PT01-KA102-046953

“Mais competências, melhores oportunidades!”

Mais uma mobilidade Erasmus+ teve o seu início! No dia 14 de maio,10 alunos do 3º ano do Ensino Profissional (4 alunos do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, 4 alunos do Curso Profissional de Técnico de Manutenção Industrial - Mecatrónica e 2 alunos do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos), acompanhados pelo professor Cristiano Ferreira, rumaram até Bruxelas, Bélgica.

Os alunos permanecerão, em Bruxelas, até ao dia 25 de junho e vão estagiar em empresas de diferentes áreas, desde a indústria aeronáutica à industria farmacêutica…

A realização do estágio noutro país é da maior importância para os alunos no sentido de os capacitar de competências sociais, cívicas e interculturais; de os desenvolver em competências empreendedoras e preparar para a integração no mercado de trabalho europeu

 

 

 

 

 

Nos dias 13 a 16 de maio, o Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado (AEPBS) promoveu diversas mostras pedagógicas, uma interna (para os seus alunos) e duas externas (para os alunos dos estabelecimentos de ensino da área de influência do AEPBS), com o intuito divulgar a oferta educativa e formativa para o ano letivo de 2019/20.

Temos como oferta de cursos profissionais os seguintes cursos: Técnico/a de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores, Técnico/a de Manutenção Industrial – Mecatrónica, Técnico/a de Eletrónica Médica, Técnico/a de Auxiliar de Saúde, Técnico/a de Multimédia, Técnico/a de Vendas e Técnico/a de Design de Equipamento. E como oferta de cursos científico-humanísticos, os seguintes: Artes Visuais, Línguas e Humanidades, Ciências Socioeconómicas, e Ciências e Tecnologias.

Nos dias 13 e 15 decorreu a mostra interna onde alunos do 9.º ano de escolaridade divididos por grupos e guiados por alunos do Curso Profissional Técnico/a de Vendas, percorreram um itinerário que incluía a oferta formativa e educativa do nosso agrupamento.

No dia 14 estiveram presentes nas nossas instalações os alunos do Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar (de Ronfe). No dia 16, um conjunto de alunos e de professores do AEPBS deslocou-se ao Agrupamento de Escolas de Pedome. Nestas mostras, divulgámos a oferta do AEPBS para o próximo ano letivo e procedeu-se, junto dos alunos do 9.º ano destes estabelecimentos, ao esclarecimento de dúvidas de forma a proporcionar-lhes uma escolha mais consciente para o seu futuro próximo.

Foi com satisfação que professores e alunos dos vários cursos puderam transmitir a qualidade do ensino ministrado no nosso agrupamento, mostrando aos interessados que no AEPBS podem adquirir os conhecimentos e as competências para serem profissionais de excelência ou prosseguirem os seus estudos superiores.

 

 

 

 

 

Os nossos “bebés” cresceram tanto que tiveram que deixar o seu berçário!

As espécies florestais que semeamos em novembro desenvolveram e cresceram o suficiente para passarem para o exterior. Por isso foram transplantadas para “vasos” maiores que colocamos no exterior da escola ainda um pouco abrigados junto a um muro.

Esperamos que continuem a desenvolver, com a nossa ajuda, para mais tarde podermos plantar estes carvalhos, castanheiros e nogueiras em alguns espaços da freguesia de Mogege.

 

 

 

 

O agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado esteve presente nos dias 8 e 9 de maio, na Feira de Formação de Vila Nova de Famalicão 2019, que reuniu todos os estabelecimentos de ensino e entidades formadoras do Concelho, que aqui deram a conhecer informação relativa à sua oferta educativa e formativa. O AEPBS apresentou, no seu stand, o que de melhor se faz no agrupamento.

Os Cursos Profissionais marcaram presença com demonstrações de robótica, trabalhos e provas de aptidão profissional (PAP), possibilitando interatividade com os visitantes.

O agrupamento fez-se representar ainda por alunos do 9.º ano e do 3.º ano dos Cursos Profissionais.

Mais um a vez, o nosso agrupamento, transmitiu aos participantes no evento a qualidade do ensino ministrado, com destaque para o ensino profissional, que permite adquirir conhecimentos e capacidades tornando os alunos capazes de desempenharem funções de qualidade no mercado de trabalho.

 

 

 

 

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS