No passado dia 26 de setembro, o departamento de Línguas Estrangeiras do AEPBS comemorou, mais uma vez, o Dia Europeu das Línguas com um mural intitulado “Sentimentos nas várias línguas”.

Pretendeu-se com esta atividade sensibilizar a comunidade educativa para a importância do multilinguismo. Para tal, os alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos de ensino básico e do ensino secundário ilustraram vários sentimentos em inglês, francês e espanhol através de emojis. Uma atividade a repetir!

O dia 17 de setembro foi um dia inesquecível para as vinte e duas crianças que ingressaram no primeiro ano de escolaridade, na Escola Básica de Pousada de Saramagos. 

Logo pela manhã, os pupilos acompanhados pelos seus pais chegaram com um sorriso enigmático no rosto, na expetativa do que iriam encontrar. 

Os professores receberam-nos em festa, com balões e muita alegria e o natural nervosismo, próprio da mudança de um local conhecido, como foi o Jardim de Infância, para a escola do 1º Ciclo, logo se dissipou. Os sorrisos abriram-se, as mãos desprenderam-se e confiantes entraram na sala de aula, local, que, a partir daquele dia, será o de muitas aprendizagens e de experiências. Eis que chegou a hora dos pais confiarem os seus filhos à professora e despedirem-se felizes por verem os seus rebentos encetarem uma etapa muito importante das suas vidas.

O dia continuou em festa com as bênçãos dos mais velhos, os alunos do 4º ano, que desempenharam o papel de padrinhos, com muita responsabilidade, e comprometeram-se a cuidar dos afilhados, ao longo do ano letivo. Não faltaram as brincadeiras e o reconhecimento dos diferentes espaços da escola, que será a “casa” do conhecimento, dos amigos, das alegrias e, como não pode deixar de ser, de algumas pinturas arroxeadas na pele clara dos nossos pequenotes. Acima de tudo, será o local do crescimento saudável da alma e da mente. No final, receberam uma pequena lembrança e entusiasmados se despediram, na certeza, porém, de voltarem no dia seguinte, já com mais segurança e menos receios.

Foi uma manhã vivida com muitas emoções que, certamente, ficará na memória de todos! Sejam bem-vindos!!

 

O regresso às atividades artísticas da OLE (Oficina de Leituras Encenadas - grupo de teatro escolar do AEPBS), em 5 e 6 de setembro, ficou marcado pela estada em Coimbra, na Quinta das Lágrimas, para usufruto do 1.º prémio do Concurso Nacional Inês de Castro, na categoria de ensino secundário.

À semelhança dos anos letivos anteriores, a autarquia de Vila Nova de Famalicão apoiou a atividade no tocante ao transporte, sendo que os alunos, para além de terem recebido convites para o parque temático Portugal dos Pequenitos, puderam visitar locais de interesse histórico e cultural em Coimbra, cidade que foi classificada como Património Mundial da Humanidade pela Unesco. 
Ademais, aproveitou-se a estadia e o entorno monumental para realizar filmagens destinadas a uma futura produção da OLE.

  

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado promoveu, pelo quarto ano consecutivo, a Semana da Integração, de 2 a 4 de julho, destinada aos alunos de quarto ano de escolaridade que ingressarão, no próximo ano letivo, na Escola Básica Bernardino Machado.

O acolhimento incluiu variadíssimas atividades, envolvendo um leque de áreas culturalmente abrangente, orientadas por professores desde o 2.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário, no sentido de proporcionar experiências enriquecedoras e promover desafios de aprendizagem num formato lúdico, numa perspetiva multimodal.

Visando a aproximação com as famílias e toda a comunidade educativa, bem como a fácil e harmoniosa integração dos alunos num novo ambiente escolar,  a organização dinamizou uma palestra sobre a transição entre os dois ciclos de escolaridade.

A culminar este evento pedagógico-lúdico-cultural apresentou-se um Sarau aberto a toda a comunidade educativa e que pretendeu ser representativo de todas as atividades artísticas promovidas ao longo da semana, bem como do que melhor se fez (e continuará a fazer-se), em termos de enriquecimento curricular, naquela escola e no Agrupamento, ao longo do ano letivo.

.

Vídeos

Sarau

Integração - Dia 1

Integração - Dia 2

Integração - Dia 3

No passado dia 11 de julho, doze alunos da Oficina de Leituras Encenadas (OLE, núcleo da secundária do AEPBS) tiveram a oportunidade de estabelecer intercâmbio com alunos da companhia de teatro O Andaime, do AE Camilo Castelo Branco, em Famalicão.

O encontro, visando a partilha de experiências e o estreitamento de realidades humanas tão diferentes, tendo sido orientado pelo responsável daquele grupo teatral, começou com uma vertente formativa, incluiu a plantação conjunta de árvores e um momento de convívio na piscina municipal daquela cidade.

Esperamos poder prosseguir com esta iniciativa intercultural, no próximo ano letivo, desta vez em Joane e organizada pela OLE.

No dia 10 de Julho pelas 8h30, a associação de pais em colaboração com os professores e assistentes operacionais, rumaram com os meninos das escolas de Vermoim (Escola de Agra-Maior e Escola da Estalagem) em direção à Lourinhã, mais precisamente ao Dino Parque. Embarcaram, sem dúvida, numa viagem no tempo com mais de 300 milhões de anos.

O Dino Parque é a maior exposição Ibérica de fósseis de dinossauro do Jurássico Superior. No parque encontramos cerca de 120 modelos de dinossauro em tamanho real e um espaço museológico com um fascinante património paleontológico, que todos tivemos a oportunidade de apreciar. Neste local funciona também um laboratório onde uma vasta equipa de paleontólogos desenvolve o seu trabalho, quer na pesquisa de novos fósseis quer na preservação dos fósseis já encontrados. Tudo isto pôde ser testemunhado pelos nossos meninos em tempo real, despertando neles um enorme interesse pelo trabalho que ali desenvolviam.

Depois da visita ao parque, ao museu e a observação do trabalho em laboratório, os alunos partiram para a parte prática desta visita, que consistiu na realização de duas atividades. Na primeira, os alunos foram convidados a fazer modelagem em barro, onde o tema seria livre mas tendo sempre em conta a visita que efetuaram anteriormente. Na segunda atividade, os alunos deram asas ao paleontólogo que havia neles, e partiram para uma procura ao tesouro onde numa enorme caixa de areia teriam que encontrar dentes de dinossauro e pedras semipreciosas.

Para terem energia para um dia com tanta aventura, todos os alunos realizaram, já dentro do parque, um piquenique onde tinham como vizinhos os nossos tão conhecidos Tiranossauros Rex, o Velociraptor, entre outras criaturas que alimentam a nossa imaginação quando fazemos uma viagem no tempo como esta.

Foi sem dúvida um dia de muita aventura e felicidade, espelhada nos olhos de cada um dos participantes!

Apresentação do AEPBS

Escola Saudável - nível intermédio