O segundo período de aulas chegou ao fim!

Para tornar o último dia de aulas deste período memorável foi proposto um conjunto de atividades a serem desenvolvidas ao longo da tarde.

Assim, os alunos da EB de Estalagem dedicaram-se à construção de um espantalho para colocar na horta pedagógica e à elaboração de um painel com vários trabalhos produzidos ao longo do período, no âmbito do projeto Eco-Escolas.

 

 

 

 

O mês de abril não poderia ter começado melhor para os alunos da EB de Estalagem. Na segunda-feira, dia 1 de abril, alguns elementos da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens partilharam connosco a história do Laço Azul, distribuíram panfletos e solicitaram a nossa ajuda para alertar as pessoas para a prevenção dos maus-tratos a crianças e jovens. Uma situação que, infelizmente, se continua a verificar e que causa ainda muitas vítimas.

Sendo impossível ficar indiferente a esta causa tão nobre, no dia seguinte, logo pela manhã e com a colaboração da Escola Segura, os alunos fardaram-se e foram para a rua partilhar todo o conhecimento que adquiriram no dia anterior. Foi uma manhã muito bem passada, com a certeza de que a mensagem que passámos irá ajudar muitos adultos a refletir sobre as suas atitudes.

Os panfletos foram distribuídos e os laços foram colocados nas antenas ou nos puxadores das portas dos automóveis. Durante o mês de abril esperamos ver muitos carros com o laço azul, sinal de que estão do nosso lado na luta contra os maus tratos na infância.   

As iniciativas não ficaram por aqui! Na quarta-feira, dia 3 de abril, no exterior da escola, os alunos construíram um grande laço azul, o qual permanecerá exposto durante todo o mês. A sensibilização para esta causa exige o empenho de todos nós, sendo importante que a sociedade portuguesa assuma o direito da criança crescer de forma saudável e feliz, sendo este um bem essencial e transversal à vida!

 

 

 

No âmbito do Projeto da Promoção e Educação para a Saúde, do Clube + Saúde e de PAPs do CPTAS, as várias escolas do agrupamento, comemoraram o Dia Mundial da Saúde de 01 a 05 de abril.

Esta atividade teve por objetivo sensibilizar os jovens para hábitos de vida saudável, relativamente à vivência da sexualidade, à alimentação e à higiene, entre outras, bem como a formação de alunos em Suporte Básico de Vida.

O agrupamento, na comemoração da temática desenvolveu um conjunto de atividades, entre elas, visualização seguida de debate de vídeos e animações, palestras sobre alimentação e sexualidade e Mass Training Suporte Básico de Vida.

Nas escolas com ensino básico foram visualizados vídeos sobre a temática. Entre estes referem-se os presentes no Programa Educativo sobre a Adolescência À Cerca de Ti, utilizados nas turmas do do 6º e 7º ano de escolaridade. No âmbito deste programa, as alunas destes anos rececionaram um kit de higiene sexual e os alunos uma brochura, oferta da Evax.

No âmbito do Projeto de Promoção e Educação para Saúde, os alunos do 10º ano participaram na palestra: Sexualidades, dinamizada pela enfermeira Ana Bomtempo, formadora do CPTAS da ESPBS, em parceria com alunas do mesmo curso no âmbito da PAP destas. Nesta atividade os alunos do 10º ano obtiveram informação e formação sobre a importância da vivência da sexualidade responsável e saudavél.

As turmas do 8º ano tiveram a oportunidade de participar numa palestra sobre Alimentação Saudável, que teve por palestrante a Drª Eunice Costa, técnica da PROZIS. Os alunos adquiriram e aprofundaram conhecimentos sobre a roda dos alimentos, a importância da realização de várias refeições ao longo do dia, dando ênfase, ao pequeno almoço, aos alimentos ricos em hidratos de carbono como fonte energética. Forneceu ainda conselhos acerca de frutos, de derivados de cereais e, outros alimentos aconselháveis antes e após a realização de desporto. Explicou, ainda, aos presentes como analisar os rótulos dos alimentos.

As turmas do 9º ano e a do 11º D foram os grupos de alunos selecionados para o Mass Traning de Suporte Básico de Vida, dinamizado por técnicos do Humanitave e INEM, onde se integraram também as enfermeiras e técnicas do CPTAS do Agrupamento. A atividade foi composta por duas partes: uma teórica e outra prática. Uma atividade que permitiu aos alunos a aquisição e o aprofundamento de conhecimentos sobre o funcionamento do INEM e técnicas de Suporte Básico de Vida. Puseram, ainda, em prática diversas técnicas do Suporte Básico de Vida.

Espera-se e deseja-se que a comemoração da temática tenha repercussões positivas na comunidade escolar e, nos alunos em particular, e permita que a sociedade futura seja mais saudável e esteja mais preparada para situações de socorro.

 

 

 

 

Tal como vem sendo tradição nesta época da Páscoa, na EB de Boca do Monte, os alunos confecionaram o pão de ló para oferecerem aos idosos do Centro de Dia Nascer do Sol. Tratou-se de um momento muito entusiasmante e animado.

Os alunos tiveram, também, a oportunidade de construir uma embalagem para colocar os ovos de chocolate oferecidos pela Associação de Pais de Mogege, bem como um pequeno postal para desejar uma Páscoa Feliz a toda a família.

 

 

 

Os alunos do Clube de Proteção Civil enfrentaram um novo desafio: o “batismo de mergulho,” realizado em três grupos de alunos nos dias 27 de fevereiro, 3 e 24 de abril, no Complexo Desportivo de Joane.

Esta atividade é possível graças à colaboração do 2º Comandante dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, o Dr. Rui Costa, com a disponibilização de tempo e equipamentos e da participação dos instrutores de mergulho, em especial do Dr. José Roças, que pertencendo ao Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Porto, viabilizaram a atividade, essencialmente por amor à divulgação/prática do mergulho.

Foi igualmente importante a autorização do Sr. Vereador do Desporto para a cedência do espaço e dos pais que, depois de um dia de trabalho, ainda acompanharam os seus educandos nesta oportunidade.

Um agradecimento especial a todos os que permitiram experienciar uma vivência enriquecedora.

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS