A Coordenadora do projeto Eco-Escolas, Cláudia Oliveira, lançou o desafio aos alunos da turma G do quinto ano que frequentam o Clube Multiprojetos, sob orientação da professora, Ana Cristina Ferreira. Estes alunos aceitaram o desafio com muito entusiasmo! O tema “Mar”, é um tema que lhes remete para memórias muito agradáveis. A maquete representa um ecossistema marinho, utilizando para o efeito a reciclagem de materiais.

Na primeira fase, os alunos realizaram uma investigação sobre o que era uma maquete, como se executava a maquete, que materiais poderiam utilizar na execução da mesma e sobre as espécies (flora e fauna) existentes na nossa costa.

Através da investigação, descobriram que é possível encontrar uma grande quantidade de seres vivos: polvos, alforrecas, ostras, estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, lapas, tartarugas, peixes, algas, lodo, entre outros. Tiveram a preocupação de incluir na maquete uma grande variedade de espécies.

Relativamente aos materiais usados, o objetivo dos alunos foi utilizar uma grande variedade de materiais, nomeadamente: jornais, caixas de ovos, garrafas de plástico, cordas, paus de árvores, palitos, papel, sacos de plástico, lã, areia, botões, cartão, tecidos…

O envolvimento ativo de todos os alunos, na execução deste projeto foi considerado muito satisfatório. Desta forma, os discentes compreenderam a importância de preservar o meio ambiente, nomeadamente o mar, conhecerem as espécies existentes na nossa costa, saber que podemos realizar a reciclagem na execução de trabalhos, desenvolver competências na área da investigação, desenvolver o espírito crítico na procura de soluções para os problemas que ameaçam os ecossistemas, aumentar a literacia para a sustentabilidade e a biodiversidade, nomeadamente a marinha.

Um agradecimento muito especial aos alunos envolvidos (5.º G) e à docente Ana Cristina Ferreira.

 

 

 

 

 

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS