Decorreu nos dias 06 a 10 de maio, nas turmas do 9º da ESPBS, no âmbito do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde uma sessão de sensibilização dos jovens para as ISTs. A atividade foi dinamizada pelas parceiras de Saúde Escolar, enfermeiras Adelaide Fernandes e Isabel Santos, e teve por objetivo educar e formar os alunos para a adoção de comportamentos / atitudes preventivas face as Infeções Sexualmente Transmissíveis.

Foi utilizada uma metodologia interativa e motivadora, tendo como ponto de partida a dinamização do jogo do contágio, seguida de uma apresentação eletrónica temático, e atividade prática de treino do uso do preservativo masculino.

O jogo consistiu na distribuição de um cartão a cada aluno. Nestes constava a situação dos indivíduos face a estas doenças: portador ou não do microorganismo, adoção ou não de medidas preventivas, bem como a liberdade de escolha perante os relacionamentos sexuais. De seguida, foram tiradas as ilações/ consequências face aos comportamentos adotados.

Na exploração da apresentação eletrónica, os alunos obtiveram conhecimentos sobre as várias Doenças Sexualmente Transmissíveis relativamente ao agente causador, aos sinais e sintomas, às vias de transmissão, ao diagnóstico, à prevenção e ao tratamento. Durante esta apresentação, como medidas preventivas, foi feita a apologia ao uso de preservativo nas relações sexuais e à não partilha de objetos pessoais, de vestuário e de outros materiais intímos. Foi chamada atenção a ter, em particular, na manicure, na elaboração de tatuagens e na partilha de garrafas de água.

Finalmente, os alunos em grupo de pares puseram em prática o uso do preservativo e obtiveram informação sobre os cuidados a ter na sua utilização e portabilidade.

Espera-se que está intervenção dote os alunos de compentências nesta temática para que as mesmas tenham repercussões positivas na saúde individual e na saúde comunitária no futuro.

 

 

 

 

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS