Os alunos de Física do AEPBS participaram na edição nacional das Masterclasses em Física das Partículas, na Universidade do Minho.

O LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, em parceria com várias instituições de ensino superior portuguesas, incluindo a Universidade do Minho, organiza as Masterclasses em Portugal, uma iniciativa a nível internacional, que pretende levar jovens entre os 15 e 18 anos às Faculdades ou Institutos onde trabalham grupos de físicos em Física de Partículas Elementares e áreas associadas.

O objetivo é mostrar aos jovens o tipo de atividades que são desenvolvidas na Física Experimental de Partículas e promover os Institutos e Universidades onde se realizam as sessões. 

As atividades começaram com um "curso de treino" onde foram ensinados os fundamentos da Física de Partículas e as Técnicas básicas usadas na análise de acontecimentos. Numa segunda parte foram fornecidos aos jovens cientistas um conjunto de imagens de acontecimentos reais, adquiridos em LHC no CERN, sendo solicitada a sua classificação por categorias segundo o tipo de acontecimentos (decaimentos hadrónicos, e+e-, mu+mu-, etc), obtendo-se no final após as devidas correções uma estimativa das frações correspondentes a cada tipo de decaimento. Os resultados foram depois associados aos dos vários grupos e discutidos em videoconferência com os outros grupos de visita às restantes Universidades portuguesas e estrangeiras aderentes ao evento neste dia. 

Esta é uma iniciativa já habitual do nosso Agrupamento e dada a sua importância será uma experiência a repetir!

 

 

 

 

 

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS

Provas e Exames Finais