No passado dia 14 de fevereiro, as turmas dos Cursos Profissionais de Técnico de Vendas (CPTV) e de Técnico de Comércio (CPTC) e do Curso de Educação e Formação de Operador de Logística (CEF OL), realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Chocolates Avianense e ao seu Museu do Chocolate.

A Avianense, é uma empresa que reflete o espírito lutador e resiliente dos seus fundadores e trabalhadores pois, ao longo de quase um século de existência, passou por várias vicissitudes, mas sempre manteve a sua atividade e compromissos comerciais, respondendo aos critérios de exigência de legalidade e qualidade dos seus produtos.

Em 2004 encerrou a sua atividade por decreto de falência da sociedade Lima & Limas, Lda., que a administrava. No entanto, dado o seu impacto nacional e o seu prestígio, ressurgiu através da Sociedade Luciano Costa, Lda., com intenção de continuar a produzir e promover os seus produtos singulares e inconfundíveis, mantendo a tradição, aliada à tecnologia e qualidade exigida pelo gosto, cada vez mais sofisticado, dos consumidores, nas suas novas instalações no lugar do Souto Vilar, em Durrães – Barcelos.

Os formandos tiveram a oportunidade de observar o processo de fabrico dos diferentes tipos de chocolates, desde a preparação da pasta de chocolate a partir do chocolate líquido, proveniente da Bélgica, e elaborado com cacau com origem em São Tomé e Príncipe, até ao embalamento do produto final.

No Museu do Chocolate, foi possível uma aprendizagem muito dinâmica sobre a história do chocolate e da própria empresa, com recurso a registos de vídeo, áudio e mesas interativas, que proporcionaram uma aprendizagem muito lúdica e sensorial. Também existiam diversos objetos que retratam a evolução da embalagem e imagem de apresentação dos diferentes tipos de chocolates produzidos pela Avianense, ao longo da sua existência.

No final, a guia da visita realizou uma demonstração de preparação e confeção de bombons e a atividade terminou com uma deliciosa degustação de diversos tipos de chocolates, que a todos deliciou.

 

 

 

 

 

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS