No passado dia 2 de fevereiro, a Oficina Ler Jovem 14/20 (projeto do Plano Nacional de Leitura) promoveu a Caminhada a Ler, a propósito da comemoração do Dia Mundial da Leitura em Voz Alta. A atividade mobilizou as famílias do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado, tendo contado com 64 participantes, de várias gerações, e alunos do 1.º ciclo ao 12.º ano de escolaridade. 

Com inegável impacto na comunidade educativa, os participantes começaram por visitar o Museu Casa de Camilo e, depois, tiveram oportunidade de calcorrear o trilho da Cangosta do Estêvão, por entre a natureza e o rio Pele, desde Seide S. Miguel ao Mosteiro de Landim, o que fez reviver a história do séc. XIX, em torno da figura do grande escritor português Camilo Castelo Branco. O entusiasmo contagiante que tocou todos no museu e no trilho face à biografia e à mestria literária camilianas repercutiu-se na comunidade local, pelo testemunho dos participantes, claramente seduzidos pela palavra deste grande escritor português. 

A visita ao museu e a caminhada foram marcadas por leituras que congregaram e aproximaram efetiva e afetivamente as famílias que foram tocadas pelo fascínio inerente a este relevante vulto literário nacional, graças aos excecionais acompanhantes da atividade, ligados ao Centro de Estudos Camilianos e ao Museu da Casa de Camilo.

É, pois, de realçar a organização exemplar da caminhada, por parte dos Serviços Educativos do Centro de Estudos Camilianos, tendo sido para a Oficina Ler Jovem 14/20 um prazer promover este evento, promoção essa que também contou com o apoio da Direção do AEPBS e do Teatro da Didascália. 

Esclareça-se que esta oficina é protagonizada pelos alunos da OLE (Oficina de Leituras Encenadas) do Agrupamento e acrescente-se que o vídeo referente à caminhada consta da plataforma do projeto: http://aepbs.net/olj1420/.

 

 

 

 

 

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS