Não há Natal, sem Pai Natal!

A uma só voz gritavam e a plenos pulmões o nome da figura fraterna e carinhosa que, no mês de dezembro, começa a preencher o imaginário dos mais pequenos. Não há quem os consiga acalmar na hora da chegada do Pai Natal. O entusiasmo é grande e os alunos, desde a sala dos 3 anos da educação pré-escolar ao 4.º ano do 1.º ciclo, da Escola Básica de Joane, estão em polvorosa, com o anúncio da chegada pontual do Pai Natal.

Eram 17 horas quando aquele irrompeu pelo pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, onde decorria a festa de Natal da EBJ, para ser literalmente “engolido” pelas meninas e meninos, ansiosos por receber as primeiras prendas deste Natal, numa oferta da Associação de Pais.

O brilho nos olhos dos mais pequenos iluminava o espaço e irradiava de felicidade toda a comunidade educativa que, uma vez mais, esteve reunida num evento que marca o final do primeiro período do novo ano letivo e que teve como protagonistas os alunos da EBJ.

Com a ajuda dos técnicos das atividades de enriquecimento curricular e o apoio dos professores titulares, a festa encantou todos quantos preencheram a plateia do pavilhão da escola secundária. Houve música e canções alusivas à época, acompanhada de várias coreografias, numa história encantada sobre o ciclo do Natal. Todos os alunos foram protagonistas e tinham o papel bem definido. Os maiores tiveram a responsabilidade de dar voz às canções de Natal, os mais novos preencheram o palco de coreografias. O presépio fazia também parte daquele belo cenário.

O Diretor do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado esteve presente na festa e deixou elogios a todos quantos ajudaram a preparar aquela “enorme e brilhante festa”, desde os professores, ao pessoal não docente, passando pela Associação de Pais, pela dedicação a este tipo de manifestações de convívio e amizade entre todos.

No final, a satisfação de professores e alunos correspondia ao ar de encanto e reconhecimento de pais e familiares dos alunos que aplaudiam efusivamente o trabalho dos seus pequenos artistas.

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS